27 C
Maricá
sexta-feira, abril 4, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioZeidan comemora sanção de Lei em prol das mulheres

    Zeidan comemora sanção de Lei em prol das mulheres

    Data:

    Últimas Notícias

    SUS oferecerá reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma...

    Projeto Lagoa Viva analisa qualidade da água em fazendas de Maricá

    A equipe do projeto Lagoa Viva realizou coletas de...

    Caminhão desgovernado invade casa no Centro de Niterói; Vídeo

    Um caminhão que transportava carne perdeu o controle e...

    SUS amplia acesso a medicamento para doença falciforme

    O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (3) a...

    Foi sancionada a Lei 9724/2022 que amplia a divulgação do aplicativo Maria da Penha Virtual, proposta pela deputada estadual Zeidan (PT). A Lei aprovada em maio pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi, agora, sancionada pelo governo do estado.

    A Lei em prol do aplicativo Maria da Penha Virtual fortalece a divulgação entre os órgãos estaduais através de cartazes informativos, redes sociais e nas próprias repartições públicas. A iniciativa visa divulgar amplamente o aplicativo que já está em funcionamento pelo Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro.

    “Eu luto diariamente pelo fim da violência contra a mulher e este é mais um projeto que tenho orgulho. Estamos na luta e vamos fazer com que as mulheres denunciem todo e qualquer tipo de violência”, afirmou Zeidan.

    Pelo Maria da Penha Virtual as mulheres podem denunciar sem deixar rastros pois não precisa baixar um aplicativo e isso facilita a segurança das mulheres que sofrem agressão.
    Com esta ferramenta, a mulher vítima de violência pode solicitar à Justiça medida protetiva de urgência sem sair de casa, pelo site, que pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador. A facilidade é que o web aplicativo não precisa ser baixado e não ocupa espaço na memória do aparelho, garantindo sigilo e segurança.

    O aplicativo foi criado por iniciativa do “Direito Ágil”, grupo formado por universitários de Direito e Sistemas da Informação, que desenvolvem tecnologias para acesso à justiça para grupos vulneráveis, em compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

    A deputada Zeidan também aprovou, este ano, o Observatório do Feminicídio, outro projeto de sua autoria que virou lei estadual este ano.

    O acesso é possível através do https://www3.tjrj.jus.br/mariapenhavirtual/ ou do https://conecta.bio/direitoagil.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui