24.5 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá abre locais de serviços de internet e cursos de informática gratuitos

    Maricá abre locais de serviços de internet e cursos de informática gratuitos

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), abre no Flamengo e em Inoã espaços com acesso gratuito à internet e oferta de cursos de informática, que integram o Programa Espaço Nave – Ambiente Digital. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao todo, serão cinco núcleos digitais, distribuídos por distritos, que também serão instalados em Itaipuaçu, Ponta Negra e outro bairro a definir.

    O objetivo do projeto é a democratização do acesso à internet, bem como ampliar as possibilidades de empregabilidade da população. Cada unidade tem duas salas, sendo uma com dez computadores e outra com recursos multimídia para oficinas iniciais de Word, Excel e Internet, com três aulas por dia (duas horas de duração cada aula).

    Os usuários podem utilizar os computadores por até duas horas para navegar na internet, fazer pesquisas e trabalhos escolares, impressão de documentos e outros serviços disponíveis na internet, mediante agendamento. O acesso aos sites de jogos e de conteúdos impróprios é bloqueado.

    Espaço Nave Ambiente Digital não é lan house

    O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) de Maricá com investimento da Prefeitura de Maricá de R$ 2,2 milhões para construção dos espaços e instalação dos equipamentos. O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, explica que não se trata de uma lan house.

    “É um local para fazer trabalhos de escola, imprimir currículo, acessar a internet, mas sem jogos. Inicialmente, são oferecidas oficinas básicas de informática, mas vamos incluir outras a partir das demandas dos usuários”, afirmou.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui