21.8 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSecretaria de Políticas Inclusivas de Maricá inicia curso de capacitação em braille

    Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá inicia curso de capacitação em braille

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, iniciou nesta quarta-feira (06/07) um curso de capacitação em braille voltado principalmente para professores, acadêmicos da área de educação, profissionais que atuam na área da deficiência visual e familiares de pessoas com a deficiência. As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), em Araçatiba.

    A capacitação, com duração de 40 horas/aula e certificado digital de conclusão, tem como objetivo divulgar o sistema de escrita tátil, transmitir conhecimentos básicos aos participantes, como técnicas de escrita e leitura, contribuindo, assim, para a melhora do atendimento às pessoas com deficiência visual no processo de inclusão social.

    Aluna do curso, Gisele Velloso é formada em Pedagogia, mora em Araçatiba há cerca de um ano e disse ter se mudado para Maricá por considerá-la uma cidade de referência, que oferece oportunidades de inclusão a todos. “Trabalhei em uma escola no Rio onde havia crianças com necessidades especiais que passavam por processos de inclusão em sala de aula, então percebi que precisava me aperfeiçoar para ajudá-las nesses processos. Em Maricá, vi que existe a preocupação em promover essas políticas de inclusão e me inscrevi no curso”, explicou.

    Responsável pela capacitação e deficiente visual, Silvan Lemos contou que começou a dar aulas de braille em Maricá em 2017, graças a um morador da cidade, que se deslocava a São Gonçalo para aprender a escrita tátil e conseguiu trazê-lo para lecionar em Maricá. Inicialmente, ele trabalhou numa ONG de suporte a pessoas com deficiência, até se tornar funcionário da prefeitura. “Em 2018, fui aprovado em concurso público e desde então estou aqui ensinando braille. No começo, as aulas eram dadas apenas a professores da rede pública, mas hoje são abertas a qualquer pessoa que queira aprender”, afirmou ele.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui