29.7 C
Maricá
terça-feira, abril 1, 2025
More
    InícioGazeta BrasilSuperlua poderá ser observada no Planetário do Rio nesta quarta-feira

    Superlua poderá ser observada no Planetário do Rio nesta quarta-feira

    Data:

    Últimas Notícias

    Seis cães são resgatados em Araçatiba e aguardam adoção

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Cobra é resgatada dentro de casa em Inoã por agentes ambientais

    A Secretaria de Segurança Cidadã de Maricá resgatou, nesta...

    Maricá altera prazos do Programa Municipal de Arte e Cultura

    A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá...

    Maricá tem previsão de chuva até quarta-feira (2/04)

    A Defesa Civil de Maricá alerta para a previsão...
    O Planetário do Rio. Foto: Divulgação.

    A superlua, fenômeno que acontece quando ela está mais próxima da Terra, irá aparecer no céu nesta quarta-feira (13) e poderá ser observada no Planetário da Rio, a partir das 18h, por estudantes e curiosos. Quando isso ocorre, a lua pode parecer maior e mais brilhante. Astrônomos irão acompanhar a sessão, que é gratuita, e tirar dúvidas. Muitas vezes a diferença de brilho e tamanho não consegue ser percebida a olho nu, somente com o uso de telescópios.

    “A superlua acontece quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o perigeu, que é o ponto na órbita em que a Lua está mais próxima da Terra. Tudo o que está mais próximo parece maior e mais brilhante. E isso é o que acontece com a Lua durante a superlua cheia”, explicou Leandro Guedes, astrônomo do Planetário.

    É necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a diferença de tamanho e brilho. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio.

    Pela proximidade, durante uma superlua o satélite fica um pouco maior e um pouco mais brilhante do que durante uma lua cheia normal. Para enxergar a diferença é necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a mudança de tamanho e de brilho.

    De acordo com a Prefeitura do Rio, a programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Serão distribuídas 100 senhas para entrada 30 minutos antes da abertura para a atividade. A observação do céu depende das condições meteorológicas e é cancelada caso o tempo esteja nublado ou chuvoso.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui