23.7 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíJulho Amarelo: campanha conscientiza contra hepatites virais em Itaboraí

    Julho Amarelo: campanha conscientiza contra hepatites virais em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Seminário em Maricá debate o impacto da economia na classe trabalhadora

    Seminário gratuito sobre economia acontece em Maricá Por meio da...

    Polícia prende Homem com arma e munição em abordagem no Centro

    Na madrugada desta segunda-feira (28), policiais do 12º Batalhão...

    Vini Jr. Fica de fora da premiação da Bola de Ouro 2024

    Os prêmios anuais da revista France Football para a...

    Teste rápido contra hepatites virais, como B e C, é oferecido à população na rede municipal de Saúde. E para conscientizar sobre essas doenças, a campanha do Julho Amarelo está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais com participação do Programa Saúde do Homem.

    Nesta quarta-feira (13/07), a ação de conscientização aconteceu no Posto da Saúde da Família (PSF) Joaquim de Oliveira, onde também foram oferecidas vacinações contra hepatite B. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, Ana Paula Rangel, o objetivo da ação do Julho Amarelo é identificar e tratar precocemente as doenças.

    “A campanha é para conscientizar sobre a necessidade de cuidados da população em relação às hepatites virais. Identificar e tratar as doenças”, comentou a coordenadora.

    A hepatite pode se desdobrar em A, B, C e D, sendo a B e C sexualmente transmissíveis. Em sua maioria, são doenças silenciosas, sem sintomas aparentes. Quando apresentam sintomas, podem ser náusea, dor abdominal, fadiga, febre, pele ou olhos amarelados. Em caso de suspeita, procurar a unidade de saúde mais próxima.

    “A Hepatite B ataca nossos órgãos vitais, como fígado. É uma doença de inflamação. No fígado, pode ser causada por bebidas alcoólicas, entre outras formas. Precisamos proteger nosso corpo contra essa doença e uma das formas de prevenção é a vacinação”, ressalta a enfermeira Eledir Terra.

    A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) oferece através do serviço de atenção especializada, atendimento de hepatologia (consultas e exames), bem como a dispensação de antiretrovirais para o tratamento da doença. Além disso, todos os postos de saúde oferecem o teste rápido.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui