23.4 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíJulho Amarelo: campanha conscientiza contra hepatites virais em Itaboraí

    Julho Amarelo: campanha conscientiza contra hepatites virais em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Teste rápido contra hepatites virais, como B e C, é oferecido à população na rede municipal de Saúde. E para conscientizar sobre essas doenças, a campanha do Julho Amarelo está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais com participação do Programa Saúde do Homem.

    Nesta quarta-feira (13/07), a ação de conscientização aconteceu no Posto da Saúde da Família (PSF) Joaquim de Oliveira, onde também foram oferecidas vacinações contra hepatite B. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, Ana Paula Rangel, o objetivo da ação do Julho Amarelo é identificar e tratar precocemente as doenças.

    “A campanha é para conscientizar sobre a necessidade de cuidados da população em relação às hepatites virais. Identificar e tratar as doenças”, comentou a coordenadora.

    A hepatite pode se desdobrar em A, B, C e D, sendo a B e C sexualmente transmissíveis. Em sua maioria, são doenças silenciosas, sem sintomas aparentes. Quando apresentam sintomas, podem ser náusea, dor abdominal, fadiga, febre, pele ou olhos amarelados. Em caso de suspeita, procurar a unidade de saúde mais próxima.

    “A Hepatite B ataca nossos órgãos vitais, como fígado. É uma doença de inflamação. No fígado, pode ser causada por bebidas alcoólicas, entre outras formas. Precisamos proteger nosso corpo contra essa doença e uma das formas de prevenção é a vacinação”, ressalta a enfermeira Eledir Terra.

    A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) oferece através do serviço de atenção especializada, atendimento de hepatologia (consultas e exames), bem como a dispensação de antiretrovirais para o tratamento da doença. Além disso, todos os postos de saúde oferecem o teste rápido.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui