Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Governo do Estado faz ação integrada para coibir circulação de motos sem placa

Uma força-tarefa com Detran, Detro, policiais militares e policiais civis iniciou, nesta segunda-feira (18), uma operação para coibir a circulação de motocicletas sem placa. Diariamente, haverá quatro pontos de fiscalização, em diferentes horários e bairros do município do Rio. Os PMs estarão usando as câmeras operacionais portáteis. Até o momento, oito motos foram rebocadas.

Segundo o coordenador de fiscalização do Detran-RJ, Marcus Moreira, a operação não tem data para terminar e os agentes estão atuando com foco na mancha criminal, locais onde há maior incidência de crimes.

Trafegar em moto sem placa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração de natureza gravíssima. Gera multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e a retenção ou até o recolhimento do veículo irregular ao pátio para que seja sanada a irregularidade.

No caso da moto ter sido recém-adquirida, há a permissão de trafegar sem a placa. De acordo com o Detran-RJ, após adquirir um veículo no estado, o motorista tem 15 dias para registrá-lo. Ainda assim, nesse período, o automóvel só pode circular do local de origem, que pode ser a casa do comprador ou a loja da venda, até o órgão emplacador.

Fonte: O Dia.

Sair da versão mobile