19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáBrasil tem mais de 800 casos de varíola de macacos e recebe...

    Brasil tem mais de 800 casos de varíola de macacos e recebe alerta da OMS

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Após confirmar 813 casos da varíola de macacos (monkeypox) na terça-feira (26), com dados do Ministério da Saúde,o Brasil teve sua situação avaliada como “muito preocupante” pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a líder técnica da agência, Rosamund Lewis, os casos podem ser subnotificados pela inexistência de testes suficientes disponíveis.

    Em entrevista coletiva, a médica destacou a importância de as autoridades tomarem conhecimento do estado de emergência de saúde pública de interesse internacional anunciado pela OMS no sábado (23). Ela garantiu que o surto pode ser interrompido, se adotadas “estratégias certas nos grupos certos”. “Mas o tempo está passando”, alertou.

    O que disse o Ministério da Saúde?

    Em nota, o Ministério da Saúde garantiu que a doença é prioridade para a pasta e que “todas as medidas hoje [23] anunciadas pela OMS já são realizadas no Brasil desde o início de julho de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença”. Segundo a declaração, os testes diagnósticos encontram-se disponíveis para a população enquadrada na definição de casos suspeitos da doença.

    Ainda no sábado (23), o Ministério da Saúde informou que está articulando a aquisição da vacina junto da OMS, que não recomenda a imunização em massa, por não se tratar de doença endêmica. Por isso, o governo brasileiro está negociando de forma global com o fabricante, que ampliará o acesso para países com casos confirmados da doença.

    No país, o estado de São Paulo lidera o número de casos, com 595 infecções confirmadas, seguido por Rio de Janeiro, com 109 e Minas Gerais, com 42.

    POR: TECMUNDO

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui