19.7 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá faz ação para conscientizar sobre descarte irregular de cigarro na areia

    Maricá faz ação para conscientizar sobre descarte irregular de cigarro na areia

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, promoveu nesta quinta-feira (28/07) mais uma edição do programa Maricá+Verde, na Praia de Ponta Negra, com distribuição de 200 mudas nativas de Mata Atlântica, como ipês rosa, palmeira-garrafa, aroeira, tento-carolina, algodão da praia, entre outras espécies. Durante a ação, que aconteceu no Dia Nacional de Conscientização da Natureza, comemorado nesta quarta-feira, também foram distribuídas porta-bitucas para alertar sobre o descarte irregular da ponta de cigarro na areia.

    No local, foi montada uma tenda com exposição de fotos que retratavam ações equivocadas, como o descarte de lixo na areia, pneus encontrados no fundo do mar, aves e animais marinhos enroscados em redes, além de um painel informativo sobre o tempo de decomposição de cada material despejado, como papel, caixas de papelão, pano, cigarro, chicletes, madeira, boia de isopor, entre outros objetos encontrados na praia.

    “Hoje, além de toda a questão do plástico e dos resíduos jogados no oceano, que afeta a população do entorno, o cigarro é um dos resíduos mais poluentes porque tem mais de 370 toxinas que vão se decompondo. A bituca do cigarro leva em média cinco anos para se decompor e o composto químico é bioacumulativo. Estamos com esse trabalho de conscientização das pessoas”, afirmou a coordenadora do programa Maricá+Verde, Stela de Lima.

    População apoia a ação

    Vendedora de coco na Praia de Ponta Negra há 40 anos, Marina de Oliveira aproveitou a ação para completar o pomar montado no seu sítio. “Cultivo muitas plantas e não tenho a planta Tento Carolina. Achei diferente e estou levando para compor a minha florestinha que tenho onde moro”, disse.

    A dona de casa Luzinete Lemos de Souza, de 63 anos, passeava na praia quando viu a tenda montada. “Gosto muito de planta e peguei a palmeira para se juntar às que tenho em casa. Tenho bananeira, cajá, acerola e mangueira. É importante termos ações assim, pois sem a natureza a gente não vive. Temos sempre que incentivar o plantio na nossa região”, comentou.

    Ação de conscientização contra queimadas urbanas

    Ao lado da tenda do Maricá+Verde, foi montado um estande do Parque Estadual da Serra da Tiririca, vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onde foram passadas instruções de combate ao incêndio e distribuídos materiais contra a queima de resíduos em residência como lixo e folha seca.

    “É uma tradição aqui em Maricá que incomoda os vizinhos. As pessoas podem denunciar para a Polícia Ambiental, para a Guarda Municipal Ambiental ou ao Inea pelo telefone 2638-4411. Caso seja flagrado cometendo o crime, o autor pode ser penalizado com uma multa de até 25 mil reais, dependendo da gravidade e danos à saúde e ao meio ambiente”, explicou o coordenador de Guarda Parques da Serra da Tiririca, Marcelo Mendes.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui