21.4 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioGazeta BrasilOuvidoria SUS realiza quase 200 atendimentos em dois meses de funcionamento

    Ouvidoria SUS realiza quase 200 atendimentos em dois meses de funcionamento

    Data:

    Últimas Notícias

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...
    Ouvidoria do SUSFoto: Divulgação.

    Com pouco mais de dois meses de funcionamento no município, a Ouvidoria SUS, localizada no Centro, já realizou 187 atendimentos, entre sugestão, reclamação, denúncia, informação, solicitação e elogio pelos cidadãos, profissionais e usuários do SUS no município de Itaboraí.

    O programa do Ministério da Saúde foi implementado em Itaboraí, no dia 24 de maio deste ano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados pela secretaria, otimizar os processos e as tomadas de decisões na gestão pública.

    A Ouvidoria SUS foi estabelecida após o decreto n° 20, de 22 de fevereiro de 2022, assinado pelo prefeito Marcelo Delaroli. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, ressalta a importância do setor para a cidade.

    “A ouvidoria foi desativada na antiga gestão, mas entendemos a necessidade de reativá-la. E pode ter certeza que vamos virar referência na região”, comentou o secretário.

    De acordo com a coordenadora da Ouvidoria SUS de Itaboraí, Josiane Fraga, o sistema funciona como um meio de comunicação entre a gestão e os munícipes. As reclamações, dúvidas e solicitações feitas pelos usuários são encaminhadas para os setores responsáveis. Em alguns casos, a intervenção é feita de imediato com os setores.

    O prazo para as respostas são de 20 dias úteis, podendo ser prorrogado por mais 20 dias, de acordo com a lei 13.460, do código de defesa do usuário.

    “O espaço é importante, porque é um canal de comunicação que proporciona um elo entre o cidadão e a gestão, para auxiliar na tomada de decisões da Secretaria Municipal de Saúde, para a melhoria dos serviços prestados pelo município. A intenção é fazer com que a participação popular possa construir uma saúde de qualidade”, destacou.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui