23.5 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáAgricultura de Maricá inaugura estufa para produção de mudas com sistema de...

    Agricultura de Maricá inaugura estufa para produção de mudas com sistema de energia solar

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, inaugurou nesta sexta-feira (29/07), uma estufa para produção de mudas, na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraido. Com a nova construção, o município deixa de comprar e passa a produzir as próprias mudas de hortaliças que abastecerão as Praças Agroecológicas e outros locais públicos de plantio. Em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), o lançamento fez parte da celebração do mês do agricultor família.

    A nova estufa funciona por meio de placas solares, instaladas na fazenda, onde podem ser observados sistemas agroecológicos como a mandala, canteiros retos, alélias, sistema agroflorestal (SAFs) e área de preservação permanente. A estufa tem capacidade de produzir até 336 bandejas de 200 plantas. Como essa é a primeira remessa, não foi definido o tempo de crescimento das mudas. Durante o dia, foi feita uma visita guiada com a população pela mandala, área de produção, pela nova estufa e apresentado o sistema de energia solar.

    O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, destacou a abertura do novo espaço na fazenda pública, que significa que o município deixa de comprar e passa a produzir as próprias mudas de hortaliças. “Cada pequeno passo para a agricultura é um grande salto para Maricá. Estamos inaugurando a nossa estufa, com um sistema de energia solar, onde vamos produzir mudas para nossa cidade”, disse o secretário que citou outra iniciativa municipal voltada à sustentabilidade. “Futuramente vamos abrir nosso Mercado do Produtor que terá reaproveitamento de água da chuva e placa de energia solar”, completou.

    A analista de conhecimento e sistematização da Cooperar no projeto de Unidades Agroecológicas em Maricá, Iranilde Silva, disse que o evento foi uma celebração em reconhecimento à agricultura familiar e a importância desses trabalhadores para a base alimentar do município. “Estamos discutindo a sustentabilidade, a produção de alimentos agroecológicos e esse é um espaço pedagógico para a população entender como se produz a agroecologia, como a gente discute alimentação saudável, além de segurança alimentar”, afirmou Iranilde.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui