23.7 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioDestaque da horaMaricá celebra o Agosto Dourado com incentivo à amamentação

    Maricá celebra o Agosto Dourado com incentivo à amamentação

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Seminário em Maricá debate o impacto da economia na classe trabalhadora

    Seminário gratuito sobre economia acontece em Maricá Por meio da...

    Polícia prende Homem com arma e munição em abordagem no Centro

    Na madrugada desta segunda-feira (28), policiais do 12º Batalhão...

    Vini Jr. Fica de fora da premiação da Bola de Ouro 2024

    Os prêmios anuais da revista France Football para a...

    Município conta com polos de triagem neonatal em cada distrito, sala de amamentação e promoverá ações durante o mês nas Unidades de Saúde da Família

    A Secretaria de Saúde de Maricá, celebra o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, com a promoção de serviços voltados às mães e bebês ao longo do mês em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. O foco da ação é destacar que o ato de amamentar traz muitos benefícios e é fundamental para a saúde na primeira infância.

    As unidades de saúde vão promover palestras educativas e atividades lúdicas voltadas à população atendida, abordando temas como doação de leite, benefícios da amamentação, mitos e verdades, além dos direitos da gestante. Os profissionais de saúde vão reforçar a importância do leite materno, que contribui para diminuir a mortalidade infantil ao reduzir a incidência de doenças infecciosas nas crianças e processos alérgicos, além de melhorar o desenvolvimento intelectual e proteger contra outras doenças a longo prazo, como obesidade e diabetes.

    “A amamentação é um ato de amor que reforça o vínculo entre mãe e filho, contribuindo para o desenvolvimento dos bebês. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, pois esse alimento é essencial para sobrevivência, nutrição e desenvolvimento no início da vida. Em Maricá, celebramos o mês promovendo e apoiando o aleitamento materno, com atividades que estimulam as sensações da gestação, rodas de conversas e outras atividades que destacam o empoderamento das mulheres nesse momento tão importante”, ressaltou a enfermeira Aline Peixoto, responsável pelo Agosto Dourado em Maricá.

    Rede de Saúde com serviços e ações voltadas às mães e bebês

    Em Maricá, o incentivo ao aleitamento começa já no pré-natal, com estímulo as mulheres grávidas a amamentar com leite materno. A cidade também conta com atendimentos médicos destinados às puérperas (mães que tiveram filhos recentemente), com avaliação do processo de amamentação por profissionais especializados e visitas domiciliares.

    Maricá possui um Centro Materno-Infantil, localizado no Posto Central, que também é um espaço de coleta de leite materno e funciona, de segunda a sexta, de 8h às 17h. O município conta com polos de triagem neonatal em cada distrito, presentes nas USF Elenir Umbelino de Mello (no Flamengo), Ponta Negra, Inoã II e Barroco, que realizam os testes do pezinho, da orelhinha, da linguinha e vacinação BCG (contra a tuberculose).

    A Rede de Urgência e Emergência também disponibiliza serviços voltados às mães e bebês. Na maternidade do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, há um neonatologista (médico que atua nos cuidados específicos com recém-nascidos) por plantão, auxiliando no momento do parto e no período de amamentação, oferecendo também orientações essenciais para o dia a dia dessas mulheres.

    Além disso, em breve, o hospital terá um novo Centro Pediátrico, que está em fase de readequação e tem término previsto para o final deste ano. O espaço terá três consultórios – podendo ser ampliado para quatro – e capacidade para 16 leitos destinados a crianças, entre enfermaria, isolamento e estabilização.

    Serviços voltados à saúde da mulher são referência em Maricá

    Na cidade, as mulheres contam com assistência em saúde específica e de referência. As ações voltadas a essa população passam pelo pré-natal; planejamento reprodutivo; precauções direcionadas ao climatério e menopausa; atenção à mulher indígena; detecção precoce do câncer de mama e colo de útero; acolhimento durante a amamentação; além de assistência à vítima de violência e àquelas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

    De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 9.253 consultas pré-natal na rede municipal, assim como 3.453 exames preventivos e clínicos das mamas, o que reforça o trabalho promovido em Maricá voltado ao acolhimento dessas mulheres.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui