O material didático é disponibilizado por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, com a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI) e Educação (SEMED). Em 2021, foram três unidades de ensino atendidas, contemplando 50 alunos.
O projeto tem como objetivo levar conhecimento sobre temas relacionados à agricultura para os alunos com idades entre 9 e 11 anos de idade, fazendo com que eles sejam multiplicadores de conteúdo, repassando as informações obtidas para familiares e amigos. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, ressalta a importância do projeto para difundir educação sanitária em regiões rurais de Itaboraí.
“É importante conscientizar a população de bairros que ficam na zona rural, como Pachecos, Muriqui, Perobas e outros, sobre os riscos que doenças decorrentes de alimentos podem causar para os moradores. E as crianças dessa faixa etária são bons multiplicadores para levar esse tipo de conhecimento para dentro de suas casas”, afirma.
Neste ano, as escolas beneficiadas são: Escola Municipal Alfredo Torres, em Muriqui; Escola Municipal João Augusto de Andrade, no Alto do Jacu; Escola Municipalizada Outeiro das Pedras, em Bela Vista; Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba; Escola Municipalizada José Maria de Oliveira, em Perobas; e Escola Municipalizada José Leandro, em Pachecos.
A entrega do material para os professores dessas unidades foi realizada, nesta quinta-feira (11/08), no auditório da Secretaria Municipal de Compras, Licitações e Contratos, no Centro. Estiveram presentes também na cerimônia: a chefe do núcleo de defesa agropecuária em Itaboraí da Secretaria Estadual de Agricultura, Valéria Teixeira; a subsecretária municipal de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira; e a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Claudia Leal.
“Esse projeto é uma importante parceria que possibilita maior conhecimento sobre os cuidados e desafios das áreas rurais aos alunos do ensino municipal. Além disso, queremos que os alunos levem o que aprenderam em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através dos materiais didáticos disponibilizados para eles. Fazer parte desse projeto é muito gratificante. Estamos abordando temas, como algumas importantes zoonoses e alimento seguro, que fazem parte do universo deles”, destaca Claudia Leal.