Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Rio promove dia D de vacinação contra paralisia infantil neste sábado

"Vacinar uma criança é uma prova de amor", reforçou o Secretário de Saúde Rodrigo Prado. Beto Franzen

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio vai promover, neste sábado (20), o dia D de vacinação contra a paralisia infantil e de multivacinação de crianças e adolescentes. Mais de 18 tipos de imunizantes serão oferecidos das 8h às 17h em mais de 450 postos, como clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas e praças.

Para o secretário de Saúde do Rio, Rodrigo Prado, é importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes ao postos de vacinação para protegê-los contra a paralisia e diversos tipos de doenças imunopreviníveis, como sarampo, caxumba e algumas meningites.

“É um esforço conjunto para não deixarmos os carioquinhas sem proteção. Por isso fazemos essa convocação a todos os pais. Vacinar uma criança é uma prova de amor”, afirmou o secretário.

É recomendado que os pais estejam com a caderneta de vacinação ou algum outro comprovante vacinal em mãos, facilitando a avaliação das equipes de saúde sobre as doses que não foram aplicadas na época correta e, por isso, deverão ser ministradas.

A Secretaria de Saúde reforça, porém, que a vacinação contra a covid-19 segue suspensa para a primeira dose (D1) em crianças de 3 e 4 anos, devido à falta de envio de imunizantes pelo Ministério da Saúde. Para essa faixa etária, está mantida apenas a segunda dose (D2) para quem já completou o intervalo de 28 dias desde a D1, com estoque reservado especificamente para este fim.

A campanha contra a poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta, que começou no último dia 8, irá até o dia 9 de setembro. A ideia é manter a poliomielite erradicada do país, vacinando crianças de 1 a 4 anos e atualizando as cadernetas de crianças e adolescente de 1 a 14 anos, de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Confira as vacinas que são oferecidas na campanha:

Fonte: O Dia.

Sair da versão mobile