Foto: Leonardo Fonseca
O Maricá Rotativo, administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), completou três anos em julho com o saldo positivo: são 40.312 carros cadastrados no sistema. O principal objetivo do programa é proporcionar aos usuários o direito de igualdade na utilização das vagas, principalmente nas regiões de maior fluxo de veículos. Além disso, o Maricá Rotativo contribui, de maneira indireta, no ordenamento urbano, uma vez que quando o motorista acha mais fácil a vaga, fica menos tempo rodando no trânsito. Para ter acesso basta baixar o aplicativo no seu smartphone.
“O propósito do Maricá Rotativo é educar os motoristas a não ficarem por tempo indeterminado em vagas que estão localizadas em pontos concorridos. Dessa forma, todos podem utilizá-las, tornando o estacionamento mais democrático. Estamos conseguindo cumprir isso de maneira satisfatória”, explica Eduardo Imbrosi, superintendente de Operações do Maricá Rotativo.
Atualmente, o sistema está presente no Centro de Maricá, na Orla da Barra, no Barroco e na Orla de Itaipuaçu, mas a meta é que esse perímetro aumente o mais rápido possível, chegando a todos os distritos. Ao todo, são três setores: comercial e bancário, onde pode estacionar pelo período de 2h com possibilidade de renovação para mais 2h; residencial, no qual é possível utilizar a vaga por 4h, podendo aumentar por mais 4h; e a orla, que possui um período único de utilização. O sistema não possui a opção de hora fracionada, mas o motorista pode optar por utilizar o tempo restante em outra vaga, desde que seja no mesmo dia e setor.
Equipe acompanha informações de veículos e vagas em tempo real
A equipe do Maricá Rotativo acompanha o sistema de estacionamento em tempo real. Dessa forma, é possível visualizar as vagas disponíveis e as rotas dos agentes de campo. “De acordo com as informações, os supervisores de campo orientam os agentes a dar um foco maior em determinado lugar, de mais movimento. Também existem carros de monitoramento que ajudam nesses dados, para garantir uma maior eficiência aos usuários”, afirma Eduardo.
Formas de pagamento
Quem utiliza o Maricá Rotativo tem três opções para regularizar o pagamento. A principal delas é o aplicativo. Nele, é possível pagar de forma fácil e rápida, dentro do próprio carro ao estacionar ou em outro local, quando perceber que vai demorar um pouco mais do que o esperado. Pelo app, é possível utilizar cartões de crédito e débito. Para ajudar a população maricaense a tirar dúvidas e conhecer mais sobre o app, o Maricá Rotativo conta com uma equipe de 25 multiplicadores.
Já quem não tem aplicativo, pode pagar direto ao agente de campo, que faz o lançamento na hora. Os agentes ficam rodando durante todo o perímetro, principalmente nos locais de maiores demandas.
Outra possibilidade são os pontos de vendas, que estão posicionados estrategicamente próximo das vagas. Essa é uma opção para quem não tem o aplicativo e não encontra o agente de campo. Os PDV são identificados com um banner do Maricá Rotativo, basta o motorista ir no estabelecimento comercial e se regularizar. No comércio, é possível pagar com dinheiro, diferente das outras duas formas de pagamento citadas anteriormente.
O Supervisor de campo do Maricá Rotativo, Mauricio Lyra, lembra a importância de regularizar o veículo assim que o motorista estaciona o carro. “O ideal é fazer esse pagamento o mais rápido possível para não correr o risco de esquecer e ficar irregular”, orienta.