30.2 C
Maricá
segunda-feira, março 31, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáAlunos da escola Marisa Letícia participam do projeto “Urbanista por um Dia”

    Alunos da escola Marisa Letícia participam do projeto “Urbanista por um Dia”

    Data:

    Últimas Notícias

    Homem é preso por matar ex-mulher atropelada em Itaguaí

    Um homem foi preso no domingo (30) por suspeita...

    Câmeras de segurança ajudam na prisão de suspeito de estupro em Maricá

    A atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança...

    Curso ensina extração de óleos essenciais em Maricá

    O programa Farmacopeia Mari’ká promoveu, neste sábado (29/03), um...
    Na ação, as crianças construíram um painel sonoro com tampas de panela e papel celofane.

    A Prefeitura de Maricá reuniu, na terça-feira (23/08) e na quinta-feira (25/08), cerca de 20 alunos da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, na Chácara de Inoã, para ação do projeto “Urbanista por um Dia”. Os estudantes do 3° e do 4° ano fizeram um painel sonoro com tampas de panelas e papel xilofone e contribuíram com ideias para a construção de um jardim sensorial próximo à quadra da escola. O projeto é coordenado pelas secretarias de Urbanismo, Educação  e de Obras (Somar).

    A arquiteta da Secretaria de Urbanismo, Ana Cláudia Garcia, explicou aos alunos como é o trabalho de um urbanista e pediu ajuda para deixar a escola mais bonita. “Nós estamos retomando aqui, na Marisa Letícia, o programa Urbanista por um Dia, que havíamos iniciado antes da pandemia. Atuamos em parceria com a Somar para produzir esse belíssimo projeto, onde as crianças participam do que acham ser o melhor para a escola. É um legado que a gente deixa para que eles saibam que, como cidadãos, são ouvidos na cidade”, explicou Ana Cláudia.

    Arquiteta e urbanista da Secretaria de Obras, Francinny Carvalho, disse que a equipe vai se esforçar para produzir o máximo de coisas que os alunos pediram. “Queremos atender os desejos dessas crianças relacionados aos brinquedos novos, árvores, a conservação da fauna, porque eles se preocuparam com o ninho de quero-quero” que tinha no colégio, destacou a profissional da Somar.

    Aprendizado além dos livros

    Para a diretora da unidade, Lorimar Dornelas, esse tipo de atividade é muito importante porque permite que a criança aprenda além do que lê nos livros em sala de aula.

    “O projeto ajuda a desenvolver a concentração, o raciocínio, a organização de pensamentos e também ajuda na evolução cognitiva de forma prazerosa. Então, foram selecionados 20 alunos e dentre eles nós temos uma surda e um autista, buscando envolver a todos de forma plena, independente da sua especificidade, para que todos se sintam à vontade e inseridos no grupo”, explicou Lorimar.

    Carolina Sousa, de 9 anos, aluna do 4º ano, era uma das mais animadas. “Eu achei isso tudo muito legal. Dei a ideia de fazerem um lago, falei pra não destruírem o ninho dos passarinhos, pedi pra colocar lixeiras novas e a rede de basquete, entre outras coisas”, contou.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui