19.7 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíItaboraí adere ao programa de castração gratuita de cães e gatos

    Itaboraí adere ao programa de castração gratuita de cães e gatos

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    Os moradores de Itaboraí vão poder utilizar, a partir do dia 1º de setembro, os serviços do RJPET, um programa que oferece castrações gratuitas para cães e gatos. A ação é fruto de um convênio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), através do Departamento Animal, com o Governo do Estado, que custeia os procedimentos em clínicas credenciadas.

    Para conseguir a castração gratuita, protetores de animais e moradores precisam se cadastrar no endereço eletrônico https://rjpet.com.br/. É disponibilizada uma castração mensal por CPF. Em Itaboraí, duas ONGs protetoras formalizadas, podem cadastrar até 30 animais por mês. Para cães, o peso mínimo deve ser de 5kg e máximo de 25kg. Já para gatos não há limite de peso.

    De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, este projeto foi idealizado e implantado pelo Governo do Estado em 2021 e, neste mesmo ano, foi assinado o convênio, que passou por trâmites burocráticos e chega a Itaboraí neste mês de setembro, com 12 meses de duração, podendo ser prorrogado. O convênio prevê que apenas uma clínica no município possa realizar os procedimentos e, no mínimo, 300 castrações por mês.

    “Vale frisar que é a primeira vez que Itaboraí recebe um projeto desta grandiosidade. Em um ano, serão mais de 3 mil animais de pequeno porte castrados. Assim, contribuindo para a saúde pública, pois tira zoonoses das ruas, como a raiva, parasita e outros. E ainda contribui para a questão financeira das famílias, que após o animal dar cria não conseguem mantê-los. Com o tempo esse projeto vai diminuir o volume populacional de cães e gatos na rua”, disse o secretário.

    A castração gera benefícios para o animal, dentre eles, a redução do comportamento de marcação de território; pode deixar o animal mais dócil e caseiro; evita gestação indesejada, infecção uterina e transmissão de doenças; diminui os riscos de desenvolver câncer, tumores e cistos ovarianos e aumenta a expectativa de vida.

    Em Itaboraí, a clínica veterinária será responsável pela quantidade mínima de 300 castrações mensais, podendo aumentar este número, conforme a demanda. A proporção de castração é de seis machos para duas fêmeas. E o procedimento acontecerá de terça a quinta-feira, das 8h às 16h.

    A castração dura de 20 minutos a uma hora, e os animais são liberados acordados, entre duas e três horas após o procedimento. O pós-operatório é de responsabilidade do tutor do animal. A escolha da clínica veterinária foi realizada pela SEMAGRI, por meio dos seguintes critérios: centro cirúrgico dentro das normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ); ter a capacidade para a quantidade mínima de 300 castrações mensais e documentações necessárias em dia, como alvará sanitário e outros.

    Em Itaboraí, as castrações serão realizadas em uma clínica veterinária localizada na Avenida Raimundo de Farias, nº 272, Centro.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui