Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Itaboraí adere ao programa de castração gratuita de cães e gatos

Os moradores de Itaboraí vão poder utilizar, a partir do dia 1º de setembro, os serviços do RJPET, um programa que oferece castrações gratuitas para cães e gatos. A ação é fruto de um convênio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), através do Departamento Animal, com o Governo do Estado, que custeia os procedimentos em clínicas credenciadas.

Para conseguir a castração gratuita, protetores de animais e moradores precisam se cadastrar no endereço eletrônico https://rjpet.com.br/. É disponibilizada uma castração mensal por CPF. Em Itaboraí, duas ONGs protetoras formalizadas, podem cadastrar até 30 animais por mês. Para cães, o peso mínimo deve ser de 5kg e máximo de 25kg. Já para gatos não há limite de peso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, este projeto foi idealizado e implantado pelo Governo do Estado em 2021 e, neste mesmo ano, foi assinado o convênio, que passou por trâmites burocráticos e chega a Itaboraí neste mês de setembro, com 12 meses de duração, podendo ser prorrogado. O convênio prevê que apenas uma clínica no município possa realizar os procedimentos e, no mínimo, 300 castrações por mês.

“Vale frisar que é a primeira vez que Itaboraí recebe um projeto desta grandiosidade. Em um ano, serão mais de 3 mil animais de pequeno porte castrados. Assim, contribuindo para a saúde pública, pois tira zoonoses das ruas, como a raiva, parasita e outros. E ainda contribui para a questão financeira das famílias, que após o animal dar cria não conseguem mantê-los. Com o tempo esse projeto vai diminuir o volume populacional de cães e gatos na rua”, disse o secretário.

A castração gera benefícios para o animal, dentre eles, a redução do comportamento de marcação de território; pode deixar o animal mais dócil e caseiro; evita gestação indesejada, infecção uterina e transmissão de doenças; diminui os riscos de desenvolver câncer, tumores e cistos ovarianos e aumenta a expectativa de vida.

Em Itaboraí, a clínica veterinária será responsável pela quantidade mínima de 300 castrações mensais, podendo aumentar este número, conforme a demanda. A proporção de castração é de seis machos para duas fêmeas. E o procedimento acontecerá de terça a quinta-feira, das 8h às 16h.

A castração dura de 20 minutos a uma hora, e os animais são liberados acordados, entre duas e três horas após o procedimento. O pós-operatório é de responsabilidade do tutor do animal. A escolha da clínica veterinária foi realizada pela SEMAGRI, por meio dos seguintes critérios: centro cirúrgico dentro das normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ); ter a capacidade para a quantidade mínima de 300 castrações mensais e documentações necessárias em dia, como alvará sanitário e outros.

Em Itaboraí, as castrações serão realizadas em uma clínica veterinária localizada na Avenida Raimundo de Farias, nº 272, Centro.

Sair da versão mobile