24.5 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioHora NewsFóssil de dinossauro descoberto em Portugal pode ser o maior da Europa

    Fóssil de dinossauro descoberto em Portugal pode ser o maior da Europa

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Paleontólogos portugueses e espanhóis desenterraram no início de agosto, no jardim de uma casa no centro de Portugal, o esqueleto fossilizado de um dinossauro, que pode ser o maior saurópode descoberto na Europa.

    “É um dos maiores espécimes conhecidos em nível europeu, talvez mundial”, informou a paleontóloga do Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa, Elisabete Malafaia, nesta segunda-feira, 29, à agência de notícias AFP.

    Os saurópodes eram dinossauros quadrúpedes e herbívoros, reconhecíveis pelos seus longos pescoços. Eles podem chegar a 12 metros de altura e 25 metros de comprimento. Entre o conjunto de vértebras e costelas encontradas, datado do período Jurássico há cerca de 150 milhões de anos, os investigadores encontraram vestígios de uma costela de três metros de comprimento, especificou a paleontóloga.

    A primeira descoberta dos fósseis foi em 2017, quando um habitante da região de Pombal perfurou seu terreno para construir um anexo em sua propriedade. Uma equipe de investigadores desenterrou no começo de agosto os restos do dinossauro para dar início a estudos aprofundados sobre os fósseis.

    Nos próximos meses, novas escavações poderão ser realizadas no local e na região. Os fósseis descobertos em Pombal pertenceriam a um animal da família dos braquiossaurídeos, que viveram durante o período Jurássico Superior.

    O fato desses restos do esqueleto terem sido encontrados juntos e na posição “original” de quando estavam vivos, segundo Malafaia, é “relativamente raro”.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui