19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáVereadores de Maricá votam criação de Estatuto para pessoas com obesidade na...

    Vereadores de Maricá votam criação de Estatuto para pessoas com obesidade na cidade

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (29) os vereadores votaram em primeiro e segundo turno o Projeto de Lei nº 73/2022, que cria um Estatuto para pessoas com obesidade na cidade de Maricá. O documento pretende nortear políticas públicas para prevenção e cuidado de pessoas obesas, no âmbito de Secretarias como Saúde e de Esporte, por exemplo. O PL, de autoria do vereador Hadesh, foi aprovado.

    O Estatuto tem entre os objetivos a manutenção de grupos de apoio, atendimento regular para tratamento de longo prazo, promoção da saúde através de novos hábitos alimentares e terapias de saúde em conjunto com atividades físicas. Representantes do grupo Movimento Obesos Maricá (MOM) estiveram na sessão e comemoram a votação.

    Outro PL do Hadesh, também aprovado, foi o nº 79/2022, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o dia municipal dos povos indígenas no dia 22 de abril. O objetivo da normativa é valorizar a cultura e os saberes tradicionais dos povos indígenas. Na cidade existem duas aldeias indígenas que resistem e preservam suas tradições: Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã) em São José do Imbassaí, e Sítio do Céu (Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py) em Itaipuaçu.

    Os parlamentares também aprovaram o PL nº 06/2022, do vereador Aldair de Linda, que institui o mês Abril Laranja, dedicado para prevenção da crueldade contra os animais. O mês passará a integrar o calendário oficial da cidade, além da aplicação se sinalizações em prédios públicos. A ideia é alertar e promover debates sobre o tema, criar diretrizes para ações integradas com órgãos públicos e privados e estimular a concretização de ações e programas. Outro PL aprovado do vereador foi a mudança do nome da Rua 75 para Rua Francilma Caramuru de Souza, no Jardim Atlântico Leste em Itaipuaçu.

    Os vereadores também votaram dois PLs da vereadora Andréa Cunha: o nº 065/2022 que instituiu a receita de pirão de banana verde com peixe como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Maricá; e o nº 144/2022, que institui o Dia Municipal do Orgulho LGBT como todo segundo domingo de junho.

    Além dos PLs votados, o nº 35/2022, do vereador Rony Peterson, cria a Semana de Conscientização e Combate aos Crimes de Internet nas Escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Maricá, na primeira semana do mês de março de cada ano foi aprovado. O de nº 103/2022, do vereador Felipe Auni, também aprovado e trata sobre a travessia escolar segura na cidade; assim como o nº 136/2022, do vereador Igor Nunes Corrêa, que institui a conscientização sobre a alienação parental no calendário oficial da cidade, no dia 25 de abril.

    Por fim, também foi votado o PL nº 46/2022, do vereador Netuno, que institui na cidade o dia 23 de outubro como o dia do Caçador, Atirador e Colecionador esportivo – CAC.

    Outras mudanças de ruas também foram votadas: o PL nº 58/2022, do vereador Danilo Santos, que muda a atual Rua 2 (no Jardim Guaratiba) para Rua Abílio Machado; a Rua 5 (Ponta Negra) que ganhou nome de Rua Adail de Oliveira, do vereador licenciado Marcus Bambam; e o PL nº 140/2022 do vereador Adelso Pereira que institui como Praça Olga da Silva a praça na Av. Nossa Senhora de Fátima (esquina com a Rua 14 – Loteamento Chácaras de Inoã, 3º Distrito de Maricá).

    MOÇÕES

    Também foram votadas e aprovadas moções de congratulações e aplausos do vereador Frank Costa ao Maricá Gastronomia; da vereadora Andréa Cunha à Suellen Figueiredo e Patrícia Cavulla; do vereador Danilo Santos à Francielle Marins da Costa e Daniel Domingos Pereira; do vereador Adelso Pereira aos funcionários do Cartório de Búzios; e do vereador Xandi de Bambuí ao Antônio Vieira de Lima Júnior.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui