Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Alunos de escolas indígenas visitam o Maricá Games

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), levou nesta sexta-feira (02/09) alunos da Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Aranduá para visita ao Maricá Games, maior feira de jogos eletrônicos da região. Os alunos com idades entre 7 e 14 anos, da unidade localizada na aldeia Ara Hovy, em Itaipuaçu, aproveitaram para participar diversas atrações, como a Academia de Jedi e a Escola de Magia.

Cerca mil alunos de 12 unidades da rede pública de ensino estiveram no evento nesta sexta. Feira acontece até domingo (04/09) com oficinas, encontro de Tiktokers, concurso cosplay e apresentação do Pratas da Casa, com cantores locais.

“As pessoas têm o hábito de achar que os indígenas não gostam de jogar, de assistir televisão e eles gostam. Jogam, inclusive, no tablet que a Prefeitura cedeu. Eles ficaram super empolgados com a vinda até aqui. Por mais que não faça parte do tipo de atividade do dia a dia deles, os games estão presentes. Normalmente, preferem andar pela mata, brincar pelos espaços da aldeia”, destacou a diretora da Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Aranduá, Maiza Freire.

Na última quinta-feira (01/09), o evento recebeu alunos da Escola Municipal Indígena Para Poty, da aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. A coordenadora de Desenvolvimento da Secretaria de Esporte, Dayana Peixoto, agradeceu a parceria das escolas que motivaram os alunos realizarem as visitas também nos finais de semana com a família.

“É muito positiva essa agenda de inovação, tecnologia, transformação através do lúdico para todos os nossos munícipes. Ainda tem até domingo e não é só o público infantil que vai aproveitar”, comentou Dayana, acompanhada pela coordenadora de Projetos da pasta, Fernanda Crócamo.

Oficinas de Just Dance e Random Dance Kpop sacudiram a feira

As oficinas de Just Dance, Random Dance Kpop e Tiktok são atrações diárias que abraçaram o público, principalmente das escolas municipais, durante a semana. Com ritmos do momento e passos criativos, crianças e adolescentes aproveitaram, como o aluno da Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva, Alyston Laudino, de 10 anos, que chegou bem animado com seus amigos.

“O evento é totalmente incrível, tem vários jogos super legais. É uma ótima opção para quem gosta de jogos e também para dançar com os colegas nas oficinas”, comentou o aluno do 5º ano.

A professora do Alyston, Paola Roeles, que levou sua turma do 5º ano, elogiou a atração e destacou que é importante proporcionar esses tipos de eventos para as crianças, porque muitos alunos não têm acesso a esse tipo de programação. “Muitos tiveram contato com videogames pela primeira vez e ficaram encantados. A escola tem que sair da sala de aula, porque as crianças aprendem brincando e a Prefeitura de Maricá se atenta a essa postura lúdica. Até para jogar é preciso saber calcular e pensar em estratégias”, explicou.

Programação do último fim de semana do Maricá Games:

Sábado (03/09):

11h – Random Dance Kpop

14h – Oficina Tiktok

16h – Concurso Cosplay

19h – Pratas da Casa – Lucas e Hanna

Domingo (04/09):

11h – Workshop Kpop

14h – Random Dance Kpop

16h – Encontro Tiktokers (Connect Job)

19h – Pratas da Casa – Bruna Mandz

Sair da versão mobile