19.7 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíProjeto de fortalecimento das ações de controle e eliminação da Tuberculose chega...

    Projeto de fortalecimento das ações de controle e eliminação da Tuberculose chega a Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    Itaboraí passa a receber o projeto ‘Fortalecimento das Ações de Controle e Eliminação da Tuberculose’ a partir desta segunda-feira (12/09). O plano é oferecido pelo Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a demanda de cada município. O lançamento do programa foi realizado, nesta manhã, no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.

    Com este projeto, a cidade é contemplada com três profissionais técnicos (enfermeiro, sanitarista e assistente social), que estarão acompanhando e auxiliando no tratamento de pessoas com a tuberculose. Além disso, a ação abrange a proteção social e o incentivo alimentar até o final do tratamento.

    O plano tem como fonte financiadora o fundo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), visto que a tuberculose atinge mais a população vulnerável. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, destaca que o objetivo do projeto é ampliar o alcance.

    “Sabemos o quanto é doloroso a tuberculose. A tuberculose é uma questão social. E nós acreditamos que com esse projeto, Itaboraí vai ser um destaque no tratamento. A gente sabe que a população precisa disso. Nosso trabalho é alcançar essa população, levar a saúde, prevenção e cuidado a essas pessoas”, afirmou o secretário.

    A coordenadora do programa de Controle de Tuberculose de Itaboraí, Maria José Fernandes, comentou sobre as expectativas deste plano para a cidade. “Espero que este projeto some esforços do que já temos para melhorar nossos indicadores, com esse suporte técnico e logístico”, explicou.

    A doença é tratada com remédios indicados por um médico após o diagnóstico. A tuberculose pode ser transmitida por tosse, fala e espirro. Em Itaboraí, pessoas com sintomas ou diagnosticadas com a enfermidade podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira. Além disso, podem comparecer ao centro de referência, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui