22.9 C
Maricá
quarta-feira, novembro 20, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíProjeto de fortalecimento das ações de controle e eliminação da Tuberculose chega...

    Projeto de fortalecimento das ações de controle e eliminação da Tuberculose chega a Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    Itaboraí passa a receber o projeto ‘Fortalecimento das Ações de Controle e Eliminação da Tuberculose’ a partir desta segunda-feira (12/09). O plano é oferecido pelo Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a demanda de cada município. O lançamento do programa foi realizado, nesta manhã, no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.

    Com este projeto, a cidade é contemplada com três profissionais técnicos (enfermeiro, sanitarista e assistente social), que estarão acompanhando e auxiliando no tratamento de pessoas com a tuberculose. Além disso, a ação abrange a proteção social e o incentivo alimentar até o final do tratamento.

    O plano tem como fonte financiadora o fundo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), visto que a tuberculose atinge mais a população vulnerável. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, destaca que o objetivo do projeto é ampliar o alcance.

    “Sabemos o quanto é doloroso a tuberculose. A tuberculose é uma questão social. E nós acreditamos que com esse projeto, Itaboraí vai ser um destaque no tratamento. A gente sabe que a população precisa disso. Nosso trabalho é alcançar essa população, levar a saúde, prevenção e cuidado a essas pessoas”, afirmou o secretário.

    A coordenadora do programa de Controle de Tuberculose de Itaboraí, Maria José Fernandes, comentou sobre as expectativas deste plano para a cidade. “Espero que este projeto some esforços do que já temos para melhorar nossos indicadores, com esse suporte técnico e logístico”, explicou.

    A doença é tratada com remédios indicados por um médico após o diagnóstico. A tuberculose pode ser transmitida por tosse, fala e espirro. Em Itaboraí, pessoas com sintomas ou diagnosticadas com a enfermidade podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira. Além disso, podem comparecer ao centro de referência, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui