Itaboraí passa a receber o projeto ‘Fortalecimento das Ações de Controle e Eliminação da Tuberculose’ a partir desta segunda-feira (12/09). O plano é oferecido pelo Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a demanda de cada município. O lançamento do programa foi realizado, nesta manhã, no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.
Com este projeto, a cidade é contemplada com três profissionais técnicos (enfermeiro, sanitarista e assistente social), que estarão acompanhando e auxiliando no tratamento de pessoas com a tuberculose. Além disso, a ação abrange a proteção social e o incentivo alimentar até o final do tratamento.
O plano tem como fonte financiadora o fundo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), visto que a tuberculose atinge mais a população vulnerável. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, destaca que o objetivo do projeto é ampliar o alcance.
“Sabemos o quanto é doloroso a tuberculose. A tuberculose é uma questão social. E nós acreditamos que com esse projeto, Itaboraí vai ser um destaque no tratamento. A gente sabe que a população precisa disso. Nosso trabalho é alcançar essa população, levar a saúde, prevenção e cuidado a essas pessoas”, afirmou o secretário.
A coordenadora do programa de Controle de Tuberculose de Itaboraí, Maria José Fernandes, comentou sobre as expectativas deste plano para a cidade. “Espero que este projeto some esforços do que já temos para melhorar nossos indicadores, com esse suporte técnico e logístico”, explicou.
A doença é tratada com remédios indicados por um médico após o diagnóstico. A tuberculose pode ser transmitida por tosse, fala e espirro. Em Itaboraí, pessoas com sintomas ou diagnosticadas com a enfermidade podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira. Além disso, podem comparecer ao centro de referência, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.