Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Maricá quer zerar fila de espera por vagas em creches

Maricá irá zerar fila de espera por vagas em creches. A indicação legislativa, do vereador Danilo Santos, irá permitir a criação do programa “Bolsa Creche” no município de Maricá. O projeto visa a disponibilização de bolsas de estudo a crianças de 4 meses a 3 anos de idade inscritos e não contemplados por vagas na pré-matrícula da rede pública municipal de ensino de Maricá.

O parlamentar explica que algumas reuniões foram realizadas junto à secretaria de educação de Maricá para debater a matéria.

“O projeto, apresentado em setembro de 2021, foi pensado como medida para enfrentar dois problemas sociais: a vulnerabilidade social da mulher mãe solo, que fica impossibilitada de trabalhar para cuidar dos filhos e a falta de acesso à educação infantil, o Vereador Danilo Santos (PDT – MARICÁ) em setembro de 2021. Em julho deste ano, a secretaria de educação do município divulgou conteúdo tornando público o credenciamento da primeira instituição privada de ensino ao projeto que passou a ser chamado de projeto ‘Primeira Infância’. A ideia é que a partir do ano que vem o projeto esteja em pleno funcionamento”, disse.

De acordo com dados do Instituto Brasileito de Geografia Estatística (IBGE), em média 11 milhões de mães solo no Brasil, chefes de família, muitas vezes em vulnerabilidade social. Já o levantamento realizado pelo Melhor Escola revela que 44% das crianças brasileiras na faixa etária de 0 a 5 anos estão fora da escola.

“Diante desses dados é notório a necessidade de zerarmos as vagas de creche. Assim poderemos nos tornar um dos primeiros municípios do Brasil a universalizar o acesso ao ensino infantil”, completou o vereador.

Sair da versão mobile