25 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioDestaque NewsMaricá comemora Semana da Proteção Animal com uma série de ações na...

    Maricá comemora Semana da Proteção Animal com uma série de ações na cidade

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    A Prefeitura de Maricá promove, entre os dias 3 e 8 de outubro, a 1ª Semana da Proteção Animal com uma série de ações voltadas para o bem-estar animal, como vacinação, castração, campanha de adoção, showdog, concurso de fantasia, além de palestras educativas para protetores do município e alunos da rede de ensino. A iniciativa da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa) cumpre a lei municipal nº 3.059, de autoria do vereador Felipe Hadesh, que define a primeira semana de outubro para marcar ações pela causa animal.

    A Semana da Proteção Animal tem como objetivo promover a discussão de temas importantes para a causa animal com a população, como campanhas educativas, direitos e necessidades dos animais, as responsabilidades dos proprietários e a importância da vacinação e sobre castrações. De acordo com o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes, muitos conteúdos sobre o bem-estar serão tratados no calendário anual do município.

    “Preparamos uma semana recheada de serviços e atrações para comemorar a primeira Semana da Proteção Animal. Vamos aproveitar a oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de valorizar, discutir e garantir políticas públicas em prol do bem-estar dos animais. Durante as atividades, iremos promover palestras educativas, concurso de fantasia pet e a formatura da primeira turma do nosso projeto SocializaCão, que ensinou técnicas de convivência para os cães e donos”, disse Novaes.

    Programação

    A programação começa às 9h de segunda-feira (03/10) com tratamento dos cães da aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), em São José do Imbassaí, em parceria com a ONG Hope. De lá, a equipe seguirá para o atendimento veterinário de cães de rua em Jaconé. Na terça-feira (04/10), das 10h às 11h, equipe da Cepa promove palestra sobre bem-estar animal e showdog – demonstração de adestramento – para alunos na Escola Municipal Alcebíades Afonso Viana Filho; e das 15 às 16h, na Escola Municipal Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí. Na quarta-feira (05/10), das 10 às 11h, a palestra acontece na Escola Municipalizada de Inoã. Na quinta-feira (06/10) e sexta-feira (07/10), a Cepa reúne os protetores do município no Banco Mumbuca para tratar de castrações e saúde animal.

    No sábado (08/10), o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, receberá o evento de encerramento da semana com atividades que começam a partir das 8h, como palestras sobre bem-estar animal, campanha de adoção, concurso de fantasia pet e solenidade de formatura da primeira turma do projeto SocializaCão – de orientação a donos e convívio com outros animais -, além da formalização e assinatura do contrato de castração que irá permitir o aumento dos procedimentos do programa de controle reprodutivo na cidade.

    Coordenadoria de Proteção Animal

    Criada em 2017, a Cepa desenvolve diversas ações e políticas públicas que visam a proteção e o bem-estar dos animais, como o programa de controle reprodutivo e as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem mensalmente, em parceria com protetores, moradores e comerciantes. Com a iniciativa, 530 animais já foram retirados das ruas e adotados em um ano e meio. Desde 2019, já foram realizadas 5.500 castrações em toda a cidade. A partir de outubro, o número de vagas para este procedimento aumentará 800%, passando de 100 para 800 castrações por mês. A expectativa é que sejam castrados 9.600 animais por ano. Além disso, a Cepa está em processo de credenciamento de clínicas veterinárias para realização de outros procedimentos, com foco na assistência à saúde dos animais de rua.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui