Domingo 2 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiras e de brasileiros estão se dirigindo a uma das mais de 496 mil seções eleitorais espalhadas por todos os municípios do país para escolher os governantes e os legisladores que conduzirão o Brasil pelos próximos anos. Para que isso fosse possível de forma ordeira, segura, e transparente, uma grande estrutura foi mobilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o começo de 2021 em coordenação com o Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em Maricá assim que começou, as 08h, as sessões se iníciaram a caminhada dos 143.479 eleitores maricaense entre eles a deputada estadual Zeidan, que busca a reeleição, o ex-prefeito de Maricá Quaquá candidato a deputado federal, e Renato Machado buscando também uma cadeira na Alerj. Falaram a nossa equipe da expectativa para o resultado em que a contagem começará a ser feita as 18h. O prefeito Fabiano Horta destacou que a eleição é o resultado da democracia brasileira. Felipe, dona Erica e Dailton falaram da importância do voto e participação dos eleitos na melhoria da cidade.
Foto: Força Aérea Brasileira
Mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12). O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas. Este é o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros que estavam retidos em consequência do conflito entre Israel e o Hamas.
O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30, que decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de terça-feira (10), trouxe 211 passageiros. Desse total, 107 pessoas desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.
O governo federal mobilizou a repatriação dos brasileiros devido ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.
Mais aviões
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.
O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.
Fonte: Agência Brasil