23.7 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioCristo Redentor ganha iluminação especial na abertura da campanha do Outubro Rosa

    Cristo Redentor ganha iluminação especial na abertura da campanha do Outubro Rosa

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Foto: Rosa Tomaz Silva/Agência Brasil.

    As comemorações do Outubro Rosa serão abertas nesta terça-feira, a partir das 19h, com iluminação especial no Cristo Redentor. A cerimônia no monumento, realizada pela Fundação Laço Rosa, tem como objetivo celebrar a vida e renovar a fé no mês da campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama.

    A atriz Zezé Motta é a madrinha da campanha, que terá eventos durante todo o mês, como a realização do Bazar Laço Rosa com 12 mil peças, gravação de uma websérie com onco influenciadoras na Casa Laço Rosa; e também o lançamento do programa de educação gameficada que vai levar informação sobre câncer de mama para as escolas públicas e privadas do Brasil.

    — Renovar a esperança e manter a nosso coração batendo por melhores políticas públicas e direitos de pacientes é o que abastece o nosso trabalho e o que fazemos desde sempre — destaca Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.

    Marcelle também comemora a nova lei sancionada pelo governador Cláudio Castro, no último dia 29. O projeto de lei 4991/2021 virou Lei 9.868 que regulamenta o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro.

    A partir da legisção será criado um cadastro das entidades do terceiro setor aptas a receber os fios. Além disso, a lei garante a promoção de cursos de capacitação para pessoas e organizações do terceiro setor interessadas em trabalhar na confecção de perucas, que pode ser por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e convênios de cooperação.

    A lei também garante campanhas anuais de educação sobre a doação de cabelo humano para a confecção de perucas destinadas à doação sempre com a participação da sociedade civil. Uma das metas da função é tonar a “Lei Laço Rosa” válida para todo o território nacional:

    — Estamos trabalhando para ser uma realidade em todo o Brasil porque onde não há limites definidos, há espaço para a solidariedade alheia ser usada com fins comerciais e isso impacta diretamente quem muitas vezes não pode se defender, o paciente. Então precisamos organizar os processos e estabelecer as regras para que todos possam conhecer os limites e os processos envolvidos no ato de doar cabelos até o complexo caminho que ele percorre para transformar em uma peruca gratuita na cabeça de paciente com câncer—explica Marcelle.

    Nesta edição, a Laço Rosa preparou uma ação inédita. Até quinta-feira, a Casa Laço Rosa, localizada no Rio, vai abrigar nove oncoinfluenciadoras. Dentro da casa, as jovens mulheres discutirão questões normalmente subjugadas dentro da temática do Câncer de Mama, como o feminino, sexo, morte e preconceito.

    O dia a dia recheado de atividades de reality, entretenimento, informação e diversão no espaço será dividido nas redes da Fundação, além de, futuramente, transmitido no YouTube. O formato inédito promete chamar atenção para assuntos importantes do universo do câncer de mama de forma descontraída.

    O projeto B.A.S.E também ganha destaque na edição de 2022. Trata-se de um programa de educação gameficada que vai levar informação sobre câncer de mama para as escolas públicas e privadas do Brasil com o objetivo, devendo atingir 1 milhão de jovens até 2025.Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, acontece o Bazar Laço Rosa by Shein no Espaço Alves Rodrigues das 14h às 20h.

    O evento promoverá a venda de 12mil peças, especialmente selecionadas e expostas durante os três dias. O propósito do Bazar é financiar o projeto Ponto a Ponto, de moda, costura e consciência circular, com início previsto para 2023.

    Fonte: Extra.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui