23.4 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioCultura e Lazer7ª Festa Literária Internacional de Maricá é aberta em Itaipuaçu

    7ª Festa Literária Internacional de Maricá é aberta em Itaipuaçu

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Maricá abriu oficialmente na sexta-feira (14/10) a 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que neste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo e será marcada pelo lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. A festa literária acontece até o dia 26/10, das 8h às 21h, na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, nº 249).

    O prefeito Fabiano Horta disse que esta edição marca a descentralização da Flim, que pela primeira vez não é realizada no primeiro distrito (Centro), e também falou a distribuição de vouchers para alunos da rede estadual e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

    “A Flim em Itaipuaçu é um marco da integração de Maricá. É o distrito mais pujante, que mais se desenvolve e pra nós é um símbolo de aproximação permanente e vamos levar a Flim para outros locais porque o sentido do território tem que ser ocupado como um todo. Também estamos integrando a rede estadual e o IFF para que esses estudantes sejam ativos e com direito a vouchers. A feira representa a dimensão do que não podemos perder, que é a capacidade de formar estudantes com senso crítico porque a única coisa que é imponderável é o poder transformador da educação na sociedade”, declarou o prefeito.

    Na abertura, o cantor Ronaldo Valentim apresentou a música “Plantar leituras muda histórias” composta especialmente para esta edição onde cita os homenageados Conceição Evaristo e Darcy Ribeiro.

    Também presente na abertura, a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa destacou que a Flim é de fato uma verdadeira festa dos livros e de conhecimento entre alunos, moradores e visitantes.

    Escrevivências para o futuro por Conceição Evaristo

    O primeiro dia da Flim foi marcado pela participação da homenageada desta 7º edição, a escritora mineira Conceição Evaristo, que debateu sobre o tema “Sustentabilidade social e educacional: Escrevivências para o futuro”. O encontro aconteceu na tenda Fábulas e contou com a participação da escritora Natasha Felix, do escritor João Corujão e mediação da pedagoga Sandra Gurgel.

    Conceição Evaristo é uma romancista, poeta e contista cujas obras abordam a vivência das mulheres negras – suas principais protagonistas – são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira. Morando há 10 anos no bairro Divineia, Conceição disse que ser homenageada numa festa literária mostra o reconhecimento do município com uma escritora negra.

    “Isso simboliza o desejo da cidade de incorporar outros discursos e vozes e fazer desses espaços literários um local democrático, onde o público mais diverso possível possa participar e ser protagonista do próprio evento. Só tenho a agradecer a Prefeitura de Maricá pela homenagem”, declarou a escritora.

    A escritora e poeta Natasha Felix estava radiante com a oportunidade de dividir a mesa de debates com Conceição Evaristo, que, segundo Natasha, é uma referência na literatura brasileira.

    “Estou com o coração a mil. Não tem como a gente passar pela história da literatura brasileira sem passar pela Conceição Evaristo. A escrita é muito ampla, com contos e poesias e personagens construídos de forma bem profunda. A gente consegue se enxergar em seus livros”, afirmou.

    Além da homenagem à escritora mineira, a Flim também marca o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. A obra inédita será lançada às 14h30 deste sábado (15/10), Dia do Professor, profissão exercida pelo educador Darcy Ribeiro.

    Visitantes encantados com a Festa Literária

    Nesta edição, todos os alunos da rede pública de ensino de Maricá, ou seja, aqueles que estudam nas escolas estaduais, no Instituto Federal Fluminense (IFF) e na rede municipal, recebem vouchers de R$ 150 para a compra de livros.

    Professora da Escola Municipal Anísio Teixeira, em Itaipuaçu, Leidimara Lima Coelho, de 44 anos, levou seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental para conhecerem a feira de livros. “Adoro esse momento de trazê-los para a cultura, de atentarem para os livros, ver o que eles gostam e isso, com toda a certeza, vai aflorando o gosto pela leitura”, disse a educadora, que orientou os pequenos como comprar com o valor recebido. “Vamos dando opções para saber como gastar, uns querem livro sobre futebol, outros querem outros tipos de livros e assim eles vão descobrindo”, declarou.

    Visitando os stands, Nycole Monteiro, de 13 anos, falou da iniciativa da Prefeitura em distribuir vouchers para os alunos da rede pública. “Acho importante porque às vezes o aluno quer comprar um livro, mas não tem dinheiro. E quando a Prefeitura ajuda oferecendo voucher é uma oportunidade de ter mais pessoas lendo”, disse a aluna do 8º ano do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, que comprou livros de romance e da saga Harry Potter, de quem é fã.

    Participantes da Flim

    Também participam da festa literária a escritora Ana Maria Machado, Antônio Torres, Viviane Mosé, Renata Costa, Beatriz Myrrha, Natasha Félix, Heleine Fernandes, Sonia Rosa, Otávio Jr, Dayse Sena, Andrea Serpa, Rita Rosa, José Pacheco e as chefs Bela Gil e Tainá Marajoara.

    Com participação de 80 editoras, a festa literária é gratuita e tem diversas atrações para crianças e adultos, como oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.

    Programação

    Sábado (15/10) – Homenagem aos Professores: “Abram Alas para Darcy Ribeiro”

    9h – Oficina de Desenhos com o Cartunista Paulo Alves “Guaraná e sua turma” Público Infantil

    10h – Final Festart: Categoria Dança

    10h – Pintura Facial

    10h30 – Oficina de jardinagem

    12h – resgate de brincadeiras antigas

    14h- Gabriella Vieira- Cosplay Emma

    14h – Recreação

    14h30 – Lançamento do Livro “Testemunho” – Editora Record – Auto Biografia de Darcy Ribeiro

    15h – Mesa de Debates: Sustentabilidade ambiental e educacional “Abram alas para Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro” com Beatriz Myrra

    15h30 – Contação de Histórias

    17h – Show Gospel com a Banda Chega Mais para Cristo

    19h30 – Banda Biermen

    Domingo (16/10) – Domingo da Alegria

    10h – Apresentação de Saxofone- Professora Joseane Alegre

    10h – Apresentação de música com Ruasia

    10h30 – Festart – Final da categoria Música

    11h – Apresentação Mágico Dragon e seu Boneco Falante Trancinha

    14h – Teatro – O Capitão Livrão – Público Infantil

    14h – Banda Tá Tudo em Casa

    18h – Show com Mariana Cunha e Banda

    Serviço – Festa Literária de Maricá

    Data: 14 a 26 de outubro

    Horário: 8h às 21h

    Local: Centro Administrativo de Itaipuaçu (área externa do estacionamento)

    Endereço: Rua Van Lerbergue, 249 – Itaipuaçu

    Entrada gratuita

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui