22.4 C
Maricá
quarta-feira, novembro 13, 2024
More
    InícioMundo e CiênciaRússia usa estupro como “estratégia militar” na Ucrânia, diz enviado da ONU

    Rússia usa estupro como “estratégia militar” na Ucrânia, diz enviado da ONU

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá Bier Fest retorna com edição especial em 2024

    Começa nesta quinta-feira, 14 de novembro, na quarta edição...

    Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Maricá acontece em novembro

    A Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação...

    Fechamento de retorno na RJ-106 para obra do elevado no bairro do Flamengo

    A Prefeitura de Maricá informou que, nesta quarta-feira (13/11),...

    Maricá ganhará Aquário assinado por Oscar Niemeyer

    O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), prefeito eleito de...

    A representante especial da Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre violência sexual em conflitos, Pramila Patten, disse que a ONU verificou “mais de cem casos” de incidentes de estupro ou agressão sexual na Ucrânia desde fevereiro, citando em parte as conclusões de um painel de especialistas da entidade em setembro.

    A CNN fez um relatório na época sobre as descobertas da Comissão Internacional Independente da ONU sobre a Ucrânia. A comissão disse que descobriu evidências de crimes de guerra, incluindo casos de estupro e tortura de crianças, sem especificar o número de casos alegados. Patten, no entanto, foi mais específica em seus comentários.

    “Quando você ouve mulheres testemunhando sobre soldados russos equipados com Viagra, é claramente uma estratégia militar”, disse a representante especial da ONU sobre violência sexual, na quinta-feira (13).

    Segundo ela, a idade das vítimas de violência sexual nos casos investigados pela ONU varia de quatro a 82 anos. “Há muitos casos de violência sexual contra crianças, que são estupradas, torturadas e sequestradas”.

    CNN não pode verificar essas alegações de forma independente.

    Patten também afirmou que o número de vítimas “nunca vai refletir a realidade”, porque é um crime subnotificado. “Não parei desde fevereiro para enfatizar a importância de ter investigações confiáveis ​​sobre esses casos de violência”, disse.

    Em junho, a vice-ministra de Assuntos Internos da Ucrânia, Kateryna Pavlichenko, disse que a polícia recebeu cerca de 50 queixas de crimes sexuais cometidos por soldados russos. Os promotores também estão investigando uma série de alegações de estupro na região de Kharkiv depois que a Ucrânia recentemente recapturou território lá.

    O porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, foi questionado em setembro sobre alegações de que forças russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia, antes de o painel da ONU relatar suas descobertas, ao qual ele respondeu que era tudo uma “mentira”.

    POR: CNN BRASIL/DANIEL REIS

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui