27.5 C
Maricá
terça-feira, maio 20, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioReplantando Vida e Ambiente Jovem se unem para o plantio de 5...

    Replantando Vida e Ambiente Jovem se unem para o plantio de 5 mil mudas

    Data:

    Últimas Notícias

    ISSM promove café da manhã com aposentados em Maricá

    A Prefeitura de Maricá realizou, na manhã desta terça-feira...

    São Pedro da Aldeia ganha novo cinema com preços populares

    A cidade de São Pedro da Aldeia, na Região...

    Menina de seis anos morre atropelada por ônibus em Nova Iguaçu

    Uma tragédia marcou a noite desta segunda-feira (19) em...

    Idosos a partir de 80 anos já recebem nova vacina contra a covid-19

    Teve início nesta segunda-feira (19) a campanha de vacinação...

    Foto: Leonardo Ripamonti / CEDAE

    Uma rápida travessia de barco, manhã de sol e 20 jovens motivados a cuidar da natureza e do futuro do planeta. Nesse clima, a Cedae, por meio do programa Replantando Vida, e o programa Ambiente Jovem, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), iniciaram, nesta segunda-feira (17/10), a agenda de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica às margens dos rios onde a Companhia capta água para tratamento.

    No primeiro dia de ação, realizada no Rio Macacu, em Cachoeiras de Macacu, os agentes de transformação do maior programa de Educação Ambiental do país ajudaram a plantar mil mudas, entre elas: pau-formiga, ingá, ipê amarelo, aroeira e goiabeira. Todas vão reforçar a infraestrutura verde da bacia hidrográfica, contribuindo para a segurança hídrica a médio e longo prazos do Sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de mais de 2 milhões de pessoas dos municípios de São Gonçalo, Niterói, partes de Maricá e Itaboraí, além da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

    – O Rio Macacu é muito importante para esses jovens que são aqui da região. Por isso que os convidamos para participar desse projeto de recuperação. Daqui a uns quatro anos, espero que eles passem aqui e sintam orgulho da floresta que um dia eles ajudaram a formar – contou Alan Abreu, engenheiro florestal da Cedae.

    A agenda de plantios vai seguir neste mês. O próximo encontro entre Replantando Vida e Ambiente Jovem vai acontecer na sexta-feira (21/10), no Rio Guandu, em Queimados. A programação ainda inclui novas ações em Cachoeiras de Macacu, em 24 de outubro, e Queimados, no dia 31 de outubro. Ao todo, são esperados cerca de 160 jovens, e a estimativa é que sejam plantadas 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

    – Vir aqui hoje significa perceber que estamos ajudando algo muito importante e não pensarmos só no que estamos fazendo agora, mas pensarmos no futuro. O que estamos fazendo hoje vai refletir para os nossos filhos, outras pessoas e vai fortalecer para que a gente consiga manter a nossa fonte de água viva – disse Mylena Pimentel, de 18 anos, participante do Núcleo de Pertencimento (NUP) de Cachoeiras de Macacu desde o fim de junho, quando foi inaugurado.

    Sobre o Replantando Vida

    Unindo preservação ambiental e ressocialização de apenados do sistema prisional estadual, o programa Replantando Vida mantém viveiros florestais na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, na ETE Alegria, no Reservatório Victor Konder, na Caixa Velha da Tijuca, no Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé. As unidades têm capacidade de produzir 1,8 milhão de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção.

    Sobre o Ambiente Jovem

    O Ambiente Jovem, programa idealizado pela Secretário de Estado Ambiente e Sustentabilidade (Seas), contempla jovens de 16 a 24 anos, espalhados em comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Eles são capacitados por meio de aulas e oficinas para se tornarem agentes de transformação em seus territórios, além de receber uma bolsa auxílio de R$ 200.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.