Imagem: TV ALERJ
Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, a Praça Orlando Barros de Pimentel, em Maricá, vai ser palco de muita música de qualidade, a partir das 19h. Pelo projeto “Viva o Compositor Brasileiro” — que busca homenagear grandes nomes da música popular — Wagner Tiso e Kleiton & Kledir se apresentam na praça. O primeiro, na sexta-feira, com show de abertura de Filipe Barthem Trio. Já a dupla se apresenta no sábado, com abertura do cantor Thiago Dantas. Para fechar os shows com chave de ouro, os maricaenses vão poder curtir o inédito espetáculo “Sons da Independência”, com Mart’nália e Toni Garrido. A entrada é gratuita.
“Receber os dois projetos em Maricá é uma alegria imensa, pois faz ter a criatividade e o estado de invenção ao nosso alcance”, afirma o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin.
No primeiro dia do projeto “Viva o Compositor Brasileiro”, Filipe Barthem Trio se apresenta, abrindo os shows da noite. Em seguida, Wagner Tiso – considerado patrimônio musical da música mineira, brasileira e internacional – sobe ao palco. O artista participou dos grupos Sambacana e Clube da Esquina e também esteve ao lado, como arranjador, compositor e pianista, dos maiores nomes da música nacional e internacional como Gal Costa, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Nelson Freire, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre tantos outros nomes.
Já no sábado, quem abre as apresentações do “Viva O Compositor Brasileiro” é o músico Thiago Dantas. Logo depois, Kleiton & Kledir, com um inovador estilo musical e um simpático sotaque gaúcho, apresentam seu show. São mais de 20 discos gravados entre Brasil, Los Angeles, Nova York, Lisboa, Paris, Miami, Buenos Aires e shows de sucesso por EUA, Europa, Oriente Médio e América Latina. Suas composições foram eternizadas por grandes nomes da música brasileira, como Nara Leão, Simone, Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Xuxa, Ana Carolina, Fafá de Belém, Fábio Jr, Zizi Possi, Ivan Lins e muitos mais. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de artistas consagrados, como os argentinos Mercedes Sosac, Fito Paez, León Gieco, Pedro Aznar, a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro e a japonesa Chie.
No espetáculo “Sons da Independência”, no domingo, quem abre a noite é Rogério Costa. Depois, os músicos Mart’nália e Toni Garrido fazem uma leitura do diverso cancioneiro popular brasileiro produzido no Rio de Janeiro e que foi de significativa importância na construção da identidade cultural nacional. O show conta com Moacyr Góes na direção; José Maria Braga na curadoria e direção musical; Afonso Machado nos arranjos; Simone Lopes na produção executiva; e a banda formada por Humberto Mirabelli (violão), Tiago Machado (violão e cavaquinho), Zé Luiz Maia (baixo), Luiz Otávio (teclado), Diego Zangado (bateria), Macaco Branco (percussão) e Afonso Machado (bandolim). Os atores Augusto Garcia e Carla Guidacci entram em cena para conduzir as narrativas do espetáculo.
*Serviço Viva o Compositor Brasileiro*
21 e 22 de outubro, às 19h
Entrada Gratuita
Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá
*Serviço Sons da Independência*
23 de outubro, às 19h
Entrada Gratuita
Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá
*Programação Viva o Compositor Brasileiro*
21/10
19h – Filipe Barthem Trio
20h – Wagner Tiso
22/10
19h – Thiago Dantas
20h – Kleiton & Kledir
*Programação Sons da Independência*
23/10
19h – Rogério Costa
20h – Sons da Independência com Mart’nália e Toni Garrido