23.1 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioGazeta BrasilSaúde abre a exposição que incentiva a prevenção ao câncer de mama...

    Saúde abre a exposição que incentiva a prevenção ao câncer de mama no Shopping Boulevard

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu na quinta-feira (20/10) a exposição “Tem marcas que o tempo pode evitar”, que apresenta painéis com depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer de mama, uma maneira de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença — que possui mais de 90% de chances de cura quando descoberta nos estágios iniciais. A mostra gratuita faz parte das ações voltadas ao Outubro Rosa e ocorre até o dia 30/10 no hall de entrada do shopping Boulevard Maricá, no Centro.

    A abertura da atividade contou com música ao vivo e homenagens às moradoras expostas nos painéis, que receberam flores dos gestores da saúde do município e também compartilharam as suas vivências à população presente. Dessa forma, elas proporcionaram um momento de conscientização e inspiração a outras pessoas que passam por situações similares, reforçando que o câncer de mama tem cura, além de lembrar que o exame preventivo e a mamografia são procedimentos fundamentais para o rastreio e iniciar o tratamento o quanto antes.

    Luana Rodrigues, subsecretária da Rede de Atenção à Saúde, ressaltou o impacto dos depoimentos, essenciais para um olhar mais atento aos sinais e ampliar o entendimento sobre as medidas de prevenção entre os maricaenses.

    “A exposição das mulheres que venceram o câncer de mama é muito importante para o município, porque elas trazem a sua experiência de superação e reforçam o papel do diagnóstico precoce para salvar vidas. O câncer de mama tem cura e devemos vê-lo como algo a ser enfrentado e vencido. Por isso, convidamos a população para visitar a exposição, conhecendo histórias que servem de exemplo para que outras mulheres se previnam e as que enfrentam a doença tenham mais forças para superar”, afirmou.

    População movimenta a exposição

    Dezenas de pessoas participaram da abertura da exposição, tendo contato com histórias inspiradoras e ampliando a conscientização sobre o tema. Uma das homenageadas presentes foi Ana Maria da Silva, de 62 anos, moradora de Santa Paula. Ela lembrou que teve o diagnóstico do câncer de mama já em um quadro com complicações e garantiu que a prevenção é o melhor caminho para a cura.

    “Ser representada na exposição é um privilégio e sou um exemplo de superação. Descobri o câncer de mama há 10 anos, já em estágio avançado, então é uma felicidade compartilhar a minha história e fazer com que as mulheres não desanimem, correndo atrás da sua vitória. Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento tem mais chances de cura e é menos doloroso, por isso peço que todas se conscientizem e façam os exames”, pontuou Ana Maria.

    Kamila Santos de Souza, de 31 anos, é moradora do bairro Pindobas e aprovou os painéis expostos, lembrando o impacto das vivências dessas mulheres para que outras estejam mais atentas à sua saúde.

    “A exposição está maravilhosa e podermos acompanhar tudo que elas viveram é inspirador, representando a luta e a vitória contra o câncer de mama. Isso é um incentivo para realizarmos os exames preventivos, porque muitas vezes vamos deixando o tempo passar, não nos atentamos, mas precisamos respeitar a nossa saúde. Falar sobre o câncer de mama é um ato de cuidado e tenho certeza que essa atividade irá conscientizar muitas mulheres”, concluiu.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.