19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioGazeta BrasilEstudantes recebem certificados de participação em projeto da Secretaria de Educação na...

    Estudantes recebem certificados de participação em projeto da Secretaria de Educação na Flim

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    O penúltimo dia da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), nesta terça-feira (25/10), foi marcado pela entrega dos certificados de participação no projeto Noções de Coisas, realizado pela Secretaria de Educação de Maricá para celebrar o centenário de Darcy Ribeiro. Ao todo, 671 alunos de 13 escolas da rede municipal participaram do projeto, e um aluno de cada turma participante representou os colegas na premiação.

    A festa foi aberta com uma apresentação da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, que animou o público presente com clássicos da Verde e Rosa – o grupo de ritmistas puxou um cortejo até a tenda onde foi realizada a premiação. Na abertura, a secretária de Educação, Adriana Costa, lembrou a paixão de Darcy pela Mangueira, por Maricá e pelo povo brasileiro, além de sua fé inabalável na educação para transformar o mundo.

    “A Flim está incrível, e para mim o ponto alto da festa é este, em que celebramos a produção de vocês em sala de aula. E essa celebração é ainda mais especial por estarmos na véspera do centenário de nosso patrono, Darcy Ribeiro. É ele quem nos motiva a acreditar que, pela educação, vamos fazer a transformação do mundo, começando por nossa cidade”, disse a secretária.

    O projeto Noções de Coisas foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a partir do livro de mesmo nome, de autoria de Darcy Ribeiro, em que ele apresenta 36 aspectos da civilização – a cultura, os números, o Brasil, o fim do mundo – na forma de contos simples. Todos os estudantes que se inscreveram foram contemplados com certificados de participação e medalhas comemorativas. Os alunos do ensino fundamental I compuseram livros na forma de sanfonas, ou “leporellos”, com figuras e textos; já os estudantes do fundamental II escreveram textos sobre o livro.

    Série de webinários e livro em homenagem a Darcy Ribeiro no último dia da Flim

    Para marcar o centenário de Darcy Ribeiro, a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), lança nesta quarta-feira (26/10), dentro da programação da Festa Literária de Maricá (Flim), a série de Webinários “A Utopia é aqui”. Serão dez eventos, sempre na última semana do mês.

    O primeiro deles vai abordar a visão de Darcy Ribeiro sobre “O Povo Brasileiro” e terá participação dos rappers Marechal, Estudante e Muse Maya. O evento em referência ao sociólogo, antropólogo, educador, escritor e indigenista, que morou parte de sua vida em Maricá, acontecerá a partir das 16h no Centro Administrativo de Itaipuaçu, terá apresentação da MC Nega Gizza e será aberto ao público, com limite de 60 lugares.

    Festa Literária Internacional de Maricá

    A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) foi aberta no dia 14/10 e neste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo – romancista, poeta, contista, e há 10 anos moradora de Maricá, cujas obras abordam a vivência das mulheres negras e são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

    A edição também foi marcada pelo lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. Com participação de 80 editoras, a festa literária é gratuita e tem diversas atrações para crianças e adultos, como oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.

    Programação do último dia da Festa Literária Internacional de Maricá

    Quarta-feira (26/10) – Centenário do Mestre Darcy Ribeiro
    9h – Oficinas artísticas
    10h – Apresentação do Espetáculo “Viva Darcy Ribeiro” com a Cia Lacraia’s Produções
    11h – Deise Serra “Para Entender o Autismo”
    14h – Prêmio Paulo Freire “Coro Juvenil”
    14h – Apresentação do Espetáculo “Viva Darcy Ribeiro” com a Cia Lacraia’s Produções
    15h – Cultura Alimentar: contra colonização para adiar o fim do mundo com Tainá Marajoara
    16h – Sustentabilidade ambiental e social: Cultura Alimentar: com Tainá Marajoara
    16h – Webinário em homenagem ao Centenário de Darcy Ribeiro
    19h – Música e Alegria!
    Encerramento da FLIM 2022

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui