23.6 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioCultura e LazerÚltimo dia da Festa Literária de Maricá é marcado por homenagens a...

    Último dia da Festa Literária de Maricá é marcado por homenagens a Darcy Ribeiro

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A sétima edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) terminou na quarta-feira (26/10), com uma série de homenagens a Darcy Ribeiro, que completaria 100 anos no mesmo dia. O antropólogo, escritor e educador foi celebrado com uma peça de teatro sobre sua vida, a entrega de um prêmio da Secretaria de Educação de Maricá, a abertura de uma série de conferências sobre sua vida e obra e até com um “Parabéns pra você” com bolo e refrigerante.

    A tarde de festa foi aberta com a entrega do prêmio Noções de Coisas aos alunos da rede municipal (8º e 9º anos), que participaram do projeto com ensaios escritos e poemas visuais; e do prêmio Paulo Freire, que destacou a produção teórica dos professores da rede, também com base na obra de Darcy. A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, anunciou que os trabalhos dos professores serão reunidos e publicados em livro.

    “Hoje damos os parabéns ao nosso patrono Darcy Ribeiro, cujo centésimo aniversário começamos a celebrar exatamente um ano atrás, na edição anterior da Flim. Desde então, realizamos lives sobre o trabalho de Darcy a cada dia 26, e hoje vocês professores o presenteiam com seus escritos. Nós, como povo brasileiro, somos múltiplos, mas também somos únicos, como foi Darcy”, disse a secretária.

    Após a distribuição do bolo de aniversário, a Cia. Teatral Lacraias ocupou o palco com o espetáculo “Viva Darcy Ribeiro”, no qual a vida do professor foi contada por quatro jovens atores de etnias diferentes, todos representando o mesmo personagem e, ao mesmo tempo, a diversidade que Darcy tanto celebrou em sua vida. A peça fez o público se emocionar, especialmente nas passagens que retratam o exílio durante a ditadura militar, e quando, já doutor honoris causa pela Universidade Sorbonne (França), ele proferiu o célebre discurso “Fracassei em tudo que tentei na vida. (…) Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

    No início da noite, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) apresentou o primeiro dos dez webinários da série “A Utopia é Aqui”, que propõe um mergulho na obra de Darcy Ribeiro em encontros mensais, sempre na última semana do mês, coordenados pela Fundação Darcy Ribeiro. Na Flim, o encontro teve como tema o livro “O Povo Brasileiro”, com apresentação de um minidocumentário sobre a vida do antropólogo e participação da cantora Muse Maya e dos MCs Marechal e Estudante – o público, que lotava a tenda, vibrou com as rimas improvisadas pelos dois rappers.

    “Darcy vive em cada um de nós, que não aceitamos o preconceito, a desigualdade e a exploração. Ele escolheu Maricá para viver porque percebeu que a cidade reunia a natureza exuberante ao povo miscigenado que ele tanto amava, do qual se orgulhava em fazer parte”, afirmou o presidente da Codemar, Olavo Noleto, que ressaltou o peso da educação pública no projeto de país celebrado por Darcy Ribeiro: “Parabéns a Darcy pelo centenário, e a você, Adriana [Costa, secretária de Educação], que representa os professores e alunos da rede municipal. Vocês já fizeram a revolução em Maricá”.

    Festa Literária Internacional de Maricá

    A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) contou com 13 dias de muitas atrações para os amantes da leitura no Centro Administrativo de Itaipuaçu, entre elas a participação de 80 editoras, eventos para crianças e adultos, oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.

    A edição deste ano homenageou a escritora mineira Conceição Evaristo – romancista, poeta, contista, e há 10 anos moradora de Maricá, cujas obras abordam a vivência das mulheres negras e são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

    Outra ação marcante dentro da feira foi o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, que além de comemorar o Dia do Professor, marca o centenário do educador Darcy Ribeiro. A publicação da editora Record traz todos os marcos da trajetória do etnólogo, antropólogo, romancista e político Darcy Ribeiro: a vida entre os indígenas, a produção intelectual, a criação da Universidade de Brasília, a militância política, o exílio, o retorno ao Brasil e a vida pública, a luta contra o câncer e seus grandes amores.

    Ainda durante o evento ocorreram debates e rodas de conversa que reuniram escritores, professores, filósofos e chefs para um bate papo com o público. Entre os assuntos debatidos, estavam alimentação saudável, com a apresentadora Bela Gil; literatura negro afetiva, com os escritores Otávio Junior e Sônia Rosa; sustentabilidade emocional e relação com a internet, com a filósofa Viviane Mosé; acesso à literatura como direito humano, com as escritoras Ana Maria Machado, Renata Costa e Rita Rosa, entre outros.

    Para fomentar o interesse pela leitura, nesta edição, estudantes da rede municipal de Maricá e também da rede estadual, incluindo o Instituto Federal Fluminense (IFF), receberam vouchers de R$ 150 para a compra de livros na feira. O público também contou com shows diários de cantores e bandas, muitos deles locais, com repertório variado, entre samba, gospel, sertanejo, forró e mpb; entre eles Ronaldo Valentim, Banda Biermen, Trio Espírito Santos, Rohan Victor, Allex Barcellar, Chega Mais Para Cristo, entre outras.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.