20.6 C
Maricá
terça-feira, maio 13, 2025
More
    InícioGazeta Brasile-Título pode ser baixado ou atualizado até sábado

    e-Título pode ser baixado ou atualizado até sábado

    Data:

    Últimas Notícias

    Inscrições para a Olimpíada Ciência & Arte são prorrogadas até 30 de maio

    As inscrições para a terceira edição da Olimpíada Ciência...

    SINDHLESTE lança revista sobre saúde no Leste Fluminense

    O Sindicato dos Hospitais e Clínicas do Leste Fluminense...

    Projeto prevê refeitórios e banheiros para motoristas de ônibus no RJ

    Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do...

    Milton Cunha será nomeado reitor da Universidade do Carnaval em Maricá

    A Prefeitura de Maricá vai nomear o carnavalesco Milton...

    Pezão visita Maricá e conhece políticas públicas e o Museu Casa Darcy Ribeiro

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recebeu nesta segunda-feira...
    Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil.

    Termina neste sábado (29), véspera do pleito do dia 30, o prazo para que os eleitores baixem ou atualizem o e-Título, versão digital que substitui o título de eleitor em papel nas eleições de 2022.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes, “para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”.

    Implementado em 2018, o e-Título pode ser baixado nos celulares para serem apresentados no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele pode ser utilizado também para consultas sobre local de votação, bem como para justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

    Segundo o TSE, até as vésperas do primeiro turno cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Desse total, 13 milhões de ativações foram feitas em 2022.

    Passo a passo

    O download do e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.

    “É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral”, explica o TSE.

    Aegundo o tribunal, eleitores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o app atualizado. Dificuldades costumam ser resolvidas com a reinstalação do aplicativo. “Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora, pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do app”.

    Fonte: Agência Brasil.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.