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    Portal dos Serviços Integrados de Maricá já recebeu mais de 60 mil agendamentos em 2022

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    A Prefeitura de Maricá registou mais de 60 mil agendamentos nos pontos de atendimento do Serviços Integrados Municipal (SIM) de Itaipuaçu, Centro e Inoã, no período de janeiro a setembro de 2022. O número é mais de 40% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando as três unidades tiveram 42.401 agendamentos.

    O coordenador dos Serviços Integrados Municipal, Bruno Lecini, explica que Refis e legalização de móveis são os assuntos mais buscados. Para ele, os números de atendimentos só reforçam a importância da descentralização do atendimento em mais Polos do SIM, oferecendo mais opções à população e facilitando, assim, a busca por locais mais próximos de sua residência.

    Para o Secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, Leonardo Alves, o Portal SIM, lançado em 2020 durante a pandemia do coronavírus, foi um instrumento de suma importância não apenas para estimular e organizar os agendamentos nas unidades do SIM, mas também para trazer facilidade ao cidadão.

    “É importante ressaltar que muitos serviços realizados em nossas unidades também podem ser solicitados através do próprio portal, já que o objetivo principal do SIM é garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços públicos sem a necessidade de se dirigir à central de atendimento”, destaca o secretário.

    Apesar desses dados serem positivos, as ausências preocupam: em 2022, houve quase 20 mil ausentes, ou seja, aproximadamente 33% dos cidadãos que agendaram não estiveram nas unidades. Ainda que o total seja, por si só, relevante, cada caso em particular já é capaz de gerar um efeito “em dobro”, pois toda ausência não só permite que um serviço deixe de ser oferecido, como impossibilita que outra pessoa possa agendar um horário.

    Em relação a essa questão, hoje, para marcar um teste de covid-19, por exemplo, caso o cidadão não compareça na data e hora indicadas, o mesmo só pode reagendar a testagem após 15 dias. Contudo, quanto aos agendamentos do SIM, não há qualquer regra semelhante.

    O subsecretário de Fazenda, Cesar Augusto Barbiero, esclarece que, por enquanto, a intenção é evitar que medidas dessa natureza sejam tomadas, dando oportunidade aos contribuintes de primeiro se conscientizarem a respeito da importância de realizarem o cancelamento caso não possam comparecer.

    “Uma ausência sem o devido cancelamento gera, na realidade, duas ausências, pois o horário que estaria disponível foi ocupado por alguém que não irá comparecer. É preciso se colocar no lugar do outro, porque ele também tem o direito de ser atendido”, reforça o subsecretário.

    O intuito de chamar a atenção para o número de ausências também serve para incentivar os maricaenses a não faltarem, evitando que deixem para depois a quitação das suas dívidas e a atualização dos seus endereços de correspondência e dos seus demais dados cadastrais junto à Prefeitura.

    Tanto o agendamento como o cancelamento são realizados no portal sim.marica.rj.gov.br. Para agendar um horário, é só clicar no ícone de agendamento. Caso o objetivo seja o cancelamento, basta apertar o botão “Cancelar” no fim da tela. Uma vez cancelado, o horário é reaberto e fica disponível novamente no sistema para outra pessoa ser atendida.

    Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com o Setor de Call Center do SIM pelo e-mail [email protected], pelo Whatsapp (21) 96810-2936 ou pelos telefones 2637-2052 / 2637-2053 / 2637-2055 / 2637-3706.

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    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

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