22.9 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioGazeta BrasilIDR e UFF iniciam estudos para instalação de placas solares nas escolas...

    IDR e UFF iniciam estudos para instalação de placas solares nas escolas municipais de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisas Darcy Ribeiro (IDR), celebrou nesta sexta-feira (04/11) um contrato para a realização de estudos para instalação de placas de energia solar nas escolas da rede pública de ensino. Em parceria com a Fundação Euclides da Cunha, ligada à Universidade Federal Fluminense (UFF), o órgão fará o levantamento do potencial solar fotovoltaico, avaliar a demanda energética e analisar a estrutura física de cada uma das 65 escolas da rede. Além da economia de energia, o objetivo da ação é proporcionar um melhor entendimento sobre responsabilidade sustentável e social junto à comunidade escolar.

    Participaram do encontro o presidente do IDR, Romário Galvão, e os pesquisadores Daniel Nogueira Dias (UFF), Maria Eduarda Bachur (da Fundação Euclides da Cunha) e Anelis Machado (UFRJ). O estudo, que deverá apresentar os primeiros resultados ainda neste mês, vai possibilitar a coleta de informações que irão compor uma base de dados sobre o consumo de energia e a aplicação de um sistema sustentável em Maricá.

    “Esse projeto marca a entrada de Maricá numa era de modernidade energética, explorando seus potenciais naturais e também dando uma lição no setor das políticas públicas ambientais, que vão chegar à comunidade”, destacou Romário Galvão.

    De acordo com Daniel Dias, o levantamento vai incluir a utilização de áreas próximas às unidades para a instalação, dependendo da estrutura disponível. “Vamos observar também as demandas de energia de cada unidade, levando em conta o uso no momento e projetando sua expansão futura, se for o caso”, explicou o pesquisador.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui