23.1 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioEconomiaMaricá é finalista estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

    Maricá é finalista estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    Maricá foi finalista estadual da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, que destacou as melhores iniciativas de gestão pública, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (04/11), na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro. A cidade concorreu com os programas Renda Básica da Cidadania (RBC) e moeda social Mumbuca na premiação que envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Niterói, Saquarema e Iguaba Grande foram os vencedores. Pela participação, Maricá ganhou certificado em quatro categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Saúde e Bem-estar e Educação.

    Representando o prefeito Fabiano Horta no evento, o secretário de Economia Solidária, Adaílton Mendonça, ressaltou o caráter pioneiro da moeda social Mumbuca e o destaque nacional, e até internacional, das políticas públicas existentes na cidade.

    “É muito honroso para Maricá ser finalista em quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes. Os programas Renda Básica e Cidadania e a moeda social Mumbuca já inspiraram outras cidades do Rio, do Brasil e também gerou interesse de outros países, como França, Estados Unidos, Rússia, Itália, Reino Unido, entre outros. Isso prova que estamos no caminho certo em direção ao desenvolvimento sustentável, humano e econômico de longa duração e inserindo cada vez mais as necessidades do cidadão no orçamento”, destacou o secretário de Economia Solidária, Adaílton Mendonça, que estava presente ao evento representando o prefeito Fabiano Horta.

    Durante o evento, as cidades vencedoras foram definidas segundo critérios populacionais com premiações para municípios com até 30 mil habitantes, de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil. A cidade de Iguaba Grande foi a vencedora estadual na categoria cidade com menos de 30 mil habitantes; Saquarema levou a melhor entre os municípios entre 30 a 100 mil habitantes, e Niterói ganhou entre as cidades com população acima de 100 mil pessoas.

    Maricá foi a primeira a instituir sua própria moeda social, o Mumbuca, e vai comemorar no ano que vem sua primeira década, estabelecendo-se como a de mais credibilidade em circulação ininterrupta do Brasil. A boa experiência inspirou programas similares no estado do Rio, como a Moeda Social Itajuru, em Cabo Frio; a Moeda Social Pedra Bonita, em Itaboraí; e a Moeda Social Arariboia, em Niterói.

    O programa o Renda Básica da Cidadania de Maricá foi criado com base na lei nº 10.835/04, de autoria do então senador Eduardo Suplicy, sancionada em 2004, e utiliza uma moeda social local, a mumbuca, que circula exclusivamente na cidade fomentando o desenvolvimento do comércio e dos serviços municipais. O programa beneficia hoje 42 mil pessoas com o pagamento de 200 mumbucas (R$ 200) por mês, injetando R$ 8,4 milhões na economia local. Ao todo, dez mil estabelecimentos da cidade aceitam a moeda social como forma de pagamento.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui