Com o intuito de proporcionar uma experiência única no mundo da aviação, o Aeroporto de Maricá recebeu nesta sexta-feira (4/11), os alunos do 3.º ano da Escola Municipal Brasilina Coutinho, localizada no bairro Silvado, para participarem do projeto “Embarque na Aventura” – que leva estudantes da cidade para conhecer o espaço. Com olhares curiosos, todos aproveitaram cada minuto observando helicópteros, aviões e como funciona a operação do aeroporto, como embarque e desembarque de passageiros, passagem pelo detector de metais, esteira de bagagens e acesso à pista.
“A aproximação com as crianças da rede municipal de ensino é de fundamental importância. Cada um se expressa de forma diferente, com sorrisos, admiração, mostrando a realização de um sonho. É gratificante poder proporcionar este momento e ver que eles aprendem e têm interesse nas informações repassadas. Será lembrado por todos nós. Ficamos muito felizes com o resultado das visitas em todos os aspectos, pois, tanto no que diz respeito à segurança, quanto na oportunidade única que muitos tiveram de conhecer toda a estrutura do aeroporto de perto”, explica a diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge.
Embarque na Aventura tem vídeo educativo e muito mais
A visita escolar, a sexta realizada este ano dentro do Embarque na Aventura, faz parte de uma das ações do “Manual de gerenciamento e segurança operacional (MGSO), que visa a realização de atividades de implementação de cultura aeroportuária na cidade. Realizada pelo setor de Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), o objetivo é ensinar, de forma lúdica, como um avião como meio de transporte, além de conscientizar e aproximar os alunos de um ambiente aeroportuário.
Na oportunidade, os alunos se reuniram no terminal de passageiros, onde também assistiram a um vídeo educativo que falava sobre tipos de aeronaves e pilotos, além de regras de segurança aeroportuária, como, por exemplo, evitar possíveis acidentes com pipas, balões, laser, entre outros objetos danosos à aviação civil. Os estudantes puderam conhecer uma aeronave por dentro, caminharam pelo pátio e visualizaram pousos e decolagens de aviões e helicópteros.
Com 20 anos de profissão, o piloto comercial José Luiz Bellas, proprietário de uma aeronave V7, proporcionou uma experiência única às crianças: entrar em uma aeronave ultraleve. Segundo ele, o feito não teve preço. “É emocionante pra eles e pra mim. É legal poder participar de um momento como esse, uma oportunidade única”, comemorou.
A visita, repleta de empolgação, encantou os pequenos. O João Gabriel Mendes, de 8 anos, era um dos mais empolgados. Em sua primeira visita a um aeroporto, ele contou que quando crescer quer seguir a carreira de piloto militar, protegendo a sociedade do céu. “Estou muito empolgado. Não sabia que ia ter a oportunidade de entrar dentro de um avião, isso é muito emocionante”, contou.
Comemoração com o Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio
A visita foi celebrada com um show à parte realizado pelo caminhão-pipa do destacamento do Corpo de Bombeiros, que lançou jatos d’água para delírio dos alunos. Os bombeiros atuam em um dos eixos de segurança do aeroporto, o Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio, que conta com bombeiros treinados constantemente para operar o equipamento.