Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Horto Municipal de Itaboraí finaliza construção de estufas para produção de mudas

O Horto Municipal de Itaboraí, localizado no bairro Caluge, está na fase de finalização de suas estufas. Ao todo, são quatro estufas com 100m² (metros quadrados), para produção de hortaliças, plantas nativas, ornamentais e frutíferas. A quarta e última estufa já está na etapa final e deve ser concluída nas próximas semanas.

O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, ressaltou a situação que o horto municipal encontrava-se em janeiro de 2021, quando iniciou a gestão e todo o trabalho que está sendo realizado.

“Encontramos o horto completamente largado, levamos quase um ano para limpar o espaço, que tem em média 10 mil metros quadrados. Agora estamos finalizando as estufas, onde mantemos as plantas em temperatura de aproximadamente de 25 graus, protegendo das ameaças externas, como os insetos. Ainda temos ações para realizar aqui dentro e, assim que estiver tudo pronto, vamos abrir para visitação dos alunos da rede municipal de ensino”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), até o momento, já foram doadas mais de 40 mil mudas de hortaliças para instituições do município que possuem horta comunitária, entre escolas, unidades de saúde, associações de moradores, praças e outros. Além de 2,8 mil mudas nativas para serem utilizadas em paisagismo e órgãos públicos na cidade. Todas produzidas no Horto Municipal de Itaboraí.

Todo processo de armazenamento das sementes, climatização, adubação, plantio, irrigação e identificação das mudas são realizadas por técnicos agrícolas e supervisionados por engenheira agrônoma da SEMAGRI.

Ao todo, são mais de 70 espécies de plantas, dentre elas: Ipês amarelos, roxos e rosas; Castanha do Maranhão; Pau Brasil; Pleomele; Coroa-de-cristo; Hibisco; Acerola, Pitanga, Goiaba, Pitaya, Salsa, Cebolinha, Alface, Couve e outras.

Sair da versão mobile