Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Codemar inicia curso de marketplace para empreendedores de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu na terça-feira (08/11) aula inaugural da primeira turma do curso de marketplace do programa de qualificação profissional em Empreendedorismo Digital da Escola de Startup de Maricá. Voltada a empreendedores da cidade, a capacitação aconteceu no Campus 2 da Universidade de Vassouras.

O superintendente de Tecnologia e Inovação da Diretoria de Planejamento da Codemar, Danilo Pitarello, explica que a metodologia do curso foi desenvolvida durante a primeira fase da Escola de Startup de Maricá. “A metodologia começa com a estruturação de uma ideia, de um negócio e a condução dessa ideia para um produto mínimo viável que será ofertado ao mercado. Nesta segunda fase, a gente vai ter um conjunto de cursos e treinamentos que vão aprofundar esse método, para que seja aplicado e a gente tenha aqui em Maricá novas empresas que usem de inovação e tecnologia para criação de novos produtos e serviços”, destaca Pitarello.

A segunda fase, segundo Pitarello, será dividida em treinamento básico e curso de aceleração para empresas que já estão estabelecidas no mercado e querem se aprimorar para expandir os negócios no ambiente digital. No módulo atual, são oferecidos treinamentos para empreendedores entrarem no mercado digital e usar as plataformas disponíveis para vender seus produtos e serviços.

De acordo com o diretor da Faculdade de Administração da UFF, professor Martius Vicente, a Escola de Startup de Maricá é inspirada no modelo de ensino desenvolvido no polo tecnológico da cidade do Porto, em Portugal. “Construimos esse projeto em conjunto com a Codemar e tem sido um sucesso e muito bem visto. Na primeira etapa, algumas empresas, inclusive, foram premiadas. Os treinamentos são feitos por professores da universidade que assimilaram esse conceito da Escola de Startup na Europa e estão aqui conosco para transferir o conhecimento que adquiriram lá para os empreendedores de Maricá. A universidade tem parceria com outros municípios também, porém aqui está sendo uma parceria pioneira”, ressalta Vicente.

Empreendedorismo, gestão e inovação

O programa de capacitação profissional tem ênfase em empreendedorismo, gestão e inovação para fazer negócios. O curso acontece em formato híbrido. A programação inclui aulas ao vivo, que ficam gravadas em uma plataforma exclusiva, dois workshops presenciais, palestras com profissionais do mercado e lições online ministradas pela equipe de professores da Faculdade de Administração da UFF.

Presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Marcelo Perroni considera o curso um reforço importante para empreendedores que já atuam no mercado e buscam ampliar os negócios com as possibilidades do ambiente digital. “É muito importante esse tipo de serviço porque o mundo digital veio para ficar. A juventude de 25 a 30 anos consegue entrar nesse mercado digital facilmente, mas o empreendedor antigo precisa dessa capacitação”, destaca Perroni.

A fundadora do instituto Colmeia, Thaísa Muniz, responsável pelas feiras de empreendedorismo feminino que acontecem mensalmente em Itaipuaçu, está participando da Escola de Startup desde a primeira fase, com outras mulheres do projeto. Ela conta que a experiência tem sido produtiva: “Tivemos o privilégio de participar da primeira etapa e quando abriu a inscrição para esse curso, que é uma demanda muito grande das empreendedoras, que precisam atuar no mercado digital, a gente não perdeu tempo. Consideramos um privilégio ter professores do nível da UFF, ensinando para a gente como gerenciar os negócios digitalmente. É uma força pra quem tá empreendendo muito grande”, destaca Thaísa Muniz.

Sair da versão mobile