24.5 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioGazeta BrasilCoreia do Norte dispara novo míssil ao mar

    Coreia do Norte dispara novo míssil ao mar

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...
    Foto: Direitos/Reservados.

    A Coreia do Norte lançou pelo menos um míssil balístico ao mar nesta quarta-feira (9), enquanto a Coreia do Sul disse ter identificado destroços de um lançamento anterior, parte de um míssil terra-ar SA-5 da era soviética.

    A Guarda Costeira do Japão afirmou que o míssil balístico parece ter caído no mar minutos depois que o lançamento foi relatado.

    O míssil voou a uma altitude de até 50 quilômetros (km), com alcance de 250 km, disse o ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada.

    Ele acrescentou que o governo apresentou protesto à Coreia do Norte, por meio de canais diplomáticos em Pequim, e que Tóquio condenou fortemente o lançamento.

    O Estado-Maior Conjunto (JCS) de Seul também afirmou ter detectado o lançamento de um míssil balístico não especificado a partir da Coreia do Norte.

    O lançamento ocorreu depois que a Coreia do Sul concluiu análise do que, inicialmente, disse ser parte de um míssil balístico de curto alcance (SRBM) norte-coreano, que caiu perto das águas sul-coreanas na semana passada.

    A análise, no entanto, mostrou que a peça, com cerca de 3 metros de comprimento e 2 metros de largura, fazia parte de um míssil antiaéreo SA-5, disse o Ministério da Defesa, citando sua aparência e características.

    O ministério condenou veementemente o lançamento do míssil na ocasião, chamando-o de violação de um pacto militar intercoreano de 2018, que proíbe quaisquer atividades que alimentem tensões nas fronteiras.

    “Este lançamento de míssil SA-5 foi uma provocação claramente deliberada e intencional”, disse em comunicado. “O SA-5 também tem características de um míssil superfície-superfície, e a Rússia usou mísseis semelhantes na Ucrânia para ataques”.

    Foi a primeira vez que um míssil balístico norte-coreano caiu perto das águas sul-coreanas.

    Os militares da Coreia do Norte afirmaram que os lançamentos foram ataques simulados contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, criticando suas ações como “perigosos e agressivos exercícios de guerra”.

    Fonte: Agência Brasil.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui