Foto: Clarildo Menezes
A capacitação na área da tecnologia foi um dos temas abordados na I Feira das Profissões, no Esporte Clube Maricá, nesta sexta-feira (18/11). A programação, que acontece até este sábado (19/11), contou com painéis sobre o programa Maricá Telecom, presente na rotina dos alunos das escolas municipais com internet gratuita e ilimitada, e também sobre o Maricá Edutech, que em breve será lançado para reforçar a capacitação de jovens e adultos da cidade. A Feira é promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Promoção e Projetos Especiais e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).
No painel Maricá Telecom sobre “Inclusão digital no ensino”, Leandro Alberto da Silva, PMO da Maricá Telecom (Project Management Office é o setor responsável por implementar e garantir a manutenção dos padrões de gerenciamento de projetos adotados pelas organizações), destacou os benefícios do uso da operadora de internet móvel ilimitada.
“A gente sabe que para se preparar e para ser inserido no mercado de trabalho, o que hoje em dia não é algo fácil, a solução é que essas crianças, esses adolescentes recebam equipamentos e que eles possam se familiarizar com toda essa questão tecnológica. Uma vez que a Prefeitura também está desenvolvendo uma rotina já com a inserção de dados eletrônicos na sala de aula, associado à pedagogia convencional, sendo a primeira aqui em Maricá. E a gente vai levar isso para o Brasil para tirarmos os números ruins que o nosso país ainda tem mostrado ao mundo”, destacou Alberto.
Com o tema “panorama da empregabilidade e carreiras em Tecnologia da Informação, o painel Maricá Edutec contou com roda de conversa com a participação de convidados como Paula Tebet, especialista e consultora em marketing digital; Rodrigo Neves, CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid; e Raphael Machado, presidente da AnaMid Especial RJ.
“Esse tipo de evento tem que acontecer em todas as cidades do Brasil, porque a gente sabe do déficit de pessoas qualificadas na área de tecnologia para certos empregos. A gente precisa de muita gente boa no digital e na tecnologia em geral. É preciso mostrar para os jovens que existem sim oportunidades, que a gente precisa se atualizar, especializar”, destacou a jornalista Paula Tebet.
Mão de obra qualificada em tecnologia
O superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, explicou que o Maricá Edutech é um programa de educação tecnológica que visa qualificar para o trabalho na área tecnológica, no desenvolvimento de softwares e aplicativos e games, que será lançado nos próximos meses.
“A gente vai dar esse curso em dois módulos: introdutório e prático. Com esse curso as pessoas vão conseguir se capacitar e concorrer a vagas na área tecnológica e em empresas no Rio e Maricá ou mesmo remotamente em desenvolvimento de software. Com isso, a gente busca qualificar também para que as empresas da área tecnológica encontrem mão de obra qualificada aqui na cidade, além de promover incentivo para que elas venham pra cá”, pontuou Pitarello.