Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

I Feira das Profissões de Maricá finaliza com saldo positivo

Com o objetivo de aproximar o estudante do mercado de trabalho e possibilitar uma experiência de mercado, transição de carreira e apresentar profissões, a I Feira das Profissões de Maricá, realizada entre a última quinta-feira (17/11) e este sábado (19/11), no Esporte Clube Maricá, finaliza com saldo positivo. A estimativa de público nos três dias foi de 3 mil pessoas.

O evento de iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Promoção e Projetos Especiais e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), foi gratuito e se propôs orientar aqueles que desejam ingressar em uma graduação a fazerem escolhas conscientes sobre o próximo passo, trazendo experiências reais e práticas de diversos cursos.

“O estudo e a qualificação profissional são prioridades em nossa gestão e a Feira chega para fomentar esta ideia de plantar uma sementinha no futuro, para que os estudantes e todos que desejam um novo lugar no mercado de trabalho se reconheçam naquele lugar, na fala daquele palestrante, e perceba sua vocação, independentemente da idade. Quem passou por aqui, teve a possibilidade de participar de workshops, palestras e experiências práticas, conhecendo diversas profissões e cursos que temos disponíveis em nossa cidade”, explica o prefeito Fabiano Horta.

A primeira edição do evento contou com dez painéis, que discorreram sobre diversas temáticas, como moda, turismo, tecnologia, racismo, inclusão digital, tecnologia da informação, economia solidária, carnaval, infraestrutura do esgotamento sanitário e novas profissões.

Os workshops reuniram dez especialistas e colaboradores, que apresentaram os projetos da Escola de Startup de Maricá; Qualifica Maricá; Maricá Edutech; Raio X Inova Moda Digital, uma sensibilização do Pomar- Polo de Moda de Maricá; Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade; EPT – Impacto do transporte tarifa zero nas relações econômicas da cidade; Alimentação e Vida Saudável – Universidade de Vassouras; além falarem sobre a importância dos testes vocacionais e o novo mercado de vendas e suas estratégias.

De acordo com o presidente da Codemar, Olavo Noleto, criar oportunidades de trabalho com as suas habilidades desenvolvem carreiras promissoras e com maiores chances de sucesso.

“Queremos o desenvolvimento do povo de nossa cidade, o fortalecimento das vocações coletivas, incentivando esse direcionamento de carreira, através das oportunidades que disponibilizamos aqui. Este será um trabalho permanente porque a nova Maricá das oportunidades está surgindo, mas só vai se concretizar se nós conseguirmos fazer com que nossa população se aproprie disso”, ressalta Noleto.

Último dia é dedicado ao mercado, teste vocacionais e vida saudável

O último dia de evento, realizado neste sábado(19/11), reuniu profissionais em palestras e workshops, que discutiram assuntos pertinentes ao dia a dia de quem está em busca de inserção no mercado de trabalho.

A psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Vassouras, Campus Maricá, Fátima Denise Da Silva Nunes, foi responsável pelo workshop de “Testes Vocacionais e sua importância”, onde falou sobre a importância do método na escolha da carreira, bem como as práticas que utiliza em seu dia a dia de orientadora. ” O teste vocacional é um objeto que faz parte do processo. É interessante saber sobre a história e importância da orientação profissional para se inserir no mercado. São várias as metodologias e os tipos de aplicação que podem ser realizadas, principalmente para o aluno do ensino médio, para contribuir com a escolha”, enfatiza.

Doutoranda em Fisiologia Endócrina, Vanessa da Silva Tavares Rodrigues realizou um workshop sobre “Alimentação e vida saudável”, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde e que é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Apresentei o documento, que é essencial pra conferir a autonomia na hora de escolher os alimentos mais saudáveis que devemos consumir no dia a dia, trazer a nova classificação dos alimentos e discutir sobre a importância de ler rótulos dos alimentos. Hoje em dia, muitos falam sobre o que é saudável, mas o que será que a documentação oficial do Ministério da Saúde realmente fala com relação a este assunto, quais são os alimentos essenciais que devemos consumir?”, pontua.

Na temática “Mercado promissor e as novas profissões” e “O novo mercado de vendas e suas estratégias”, a palestrante e mentora de negócios, inteligência emocional, programação neurolinguística, analista comportamental, Rejane Leal, foi responsável por discutir pontos relacionados à área.

Sair da versão mobile