Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Lula passa por cirurgia na laringe

Lula passa por cirurgia para retirada de lesão na laringe. REUTERS/Rodrigo Antunes/File Photo.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva teve alta, na manhã desta segunda-feira, 21, após passar por uma cirurgia na laringe, órgão do sistema respiratório, localizado no pescoço, neste domingo, 20, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Lula estava com leucoplasia, um tipo de lesão, que causa manchas brancas, geralmente provenientes de tabagismo e etilismo. A doença foi identificada na laringe nos exames de rotina realizados antes da viagem ao Egito. Elas podem ser sinais precoces de um câncer, embora a evolução para um tumor maligno ocorra em menos de 20% das pessoas. No entanto, o procedimento de Lula mostrou ausência de câncer.

Nas redes sociais, o presidente eleito escreveu: “Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos”. A publicação foi acompanhada do boletim médico do caso.

“O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski”, disse o comunicado.

Lula foi diagnosticado com câncer na garganta em 2011

Depois de uma série de exames, Lula, aos 66 anos, foi diagnosticado com um tumor localizado na laringe, em 2011. Ele recebeu tratamento com sessões de quimioterapia e também foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na ocasião.

Em 2012, o presidente eleito foi considerado curado do câncer.

Fonte: O Dia.

Sair da versão mobile