28 C
Maricá
quinta-feira, abril 3, 2025
More
    InícioEconomiaBiotec Maricá promove curso de sistemas de certificação orgânica

    Biotec Maricá promove curso de sistemas de certificação orgânica

    Data:

    Últimas Notícias

    SUS amplia acesso a medicamento para doença falciforme

    O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (3) a...

    Iluminação pública avança em Itaipuaçu com o projeto Ilumina Já

    Maricá deu mais um passo na ampliação da iluminação...

    Prefeito de Maricá quer comprar SAF do Vasco com fundo da cidade

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), revelou nesta...

    Corpo é encontrado enterrado sob pedras em Maricá

    Um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira...

    Itaboraí reforça compromisso com o autismo e amplia atendimento especializado

    No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), Itaboraí...
    Instrumento garante que os produtos orgânicos rotulados em Maricá foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica.

    O projeto Inova Agroecologia, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), por meio da Biotec Marica, inicia nesta terça-feira (22/11) o curso “Sistemas de certificação orgânica: Mecanismos de garantia para produtos orgânicos”. Dividido em dois módulos, o primeiro, realizado amanhã, será uma introdução a certificação orgânica, instrumento apresentado sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto, que garante que os produtos orgânicos rotulados foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica.

    Já no dia 29/11, o módulo dois fará uma troca de experiências com agricultores certificados via SPG (Sistema Participativo de Garantia). A legislação brasileira prevê três mecanismos de garantia da qualidade dos produtos orgânicos: Sistema Participativo de Garantia, Certificação por Auditoria e Controle Social para Venda Direta.

    “O SPG envolve todos os componentes da rede de produção orgânica. Agricultores, produtores, extrativistas, comerciantes, consumidores e técnicos compartilham a responsabilidade pela avaliação da conformidade das unidades de produção frente aos regulamentos da agricultura orgânica”, explica o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, João Araújo.

    Entre os temas discutidos no primeiro dia do curso estarão: Agricultura orgânica de base agroecológica: A trajetória da Abio; O processo de regulamento da agricultura orgânica no Brasil; Certificação por auditoria, sistemas participativos de garantia(SPG) e organizações de controle social (OSG); O Sistema Participativo de Garantia da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (SPG-ABIO); avaliação dos mecanismos de garantia e visita de verificação da conformidade (na unidade de produção agroecológica da Coopera-Fazenda Pública).

    Serviço:
    Link para inscrição:
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4MKNbVT4seIczEhWK1hxVEeVuGv7rvwSi8YCC1ZCoGYK34Q/viewform
    Local: Fazenda pública Joaquin Piñero – Rodovia Amaral Peixoto, 42 s/n, no Espraiado.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui