22.9 C
Maricá
terça-feira, maio 20, 2025
More
    InícioGazeta BrasilAeroporto de Maricá capta e reutiliza água da chuva

    Aeroporto de Maricá capta e reutiliza água da chuva

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    O Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), faz reúso das águas da chuva, como parte das ações de sustentabilidade que o aeroporto vem implementando nos últimos anos. O líquido é captado por calhas, localizadas em cima dos hangares, que levam a água até dois reservatórios com capacidade de 20 mil litros. O sistema funciona reaproveitando a água da chuva nos hangares dois e três, locados para empresa Omni táxi aéreo.

    “A busca pelo desenvolvimento sustentável no Aeroporto de Maricá e a racionalização dos recursos hídricos fez com que a Codemar, por meio da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, adotasse medidas para reduzir o consumo de água potável no SBMI. Com a implantação de fontes alternativas de água, além de outras ações, os objetivos pretendidos estão sendo alcançados”, afirma a diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge.

    Reúso está presente em todas as funções que não precisam de água potável

    O segurança aeroportuário Guilherme Duarte Miguel explica que todas as funções em que são utilizadas água não potável, dentro dos hangares, é feita com o reuso. “Desde a água de mangueiras, bicas e descarga de sanitários, até a lavagem do próprio hangar ou das aeronaves”, afirma Guilherme.

    A expectativa é que a área de atuação das águas de reuso aumente em 2023. O Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio (Sescinc) do Aeroporto de Maricá e os outros dois hangares devem receber o sistema de reuso de águas da chuva até o ano que vem.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.