22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioGazeta BrasilCidade Sustentável realiza workshop com especialistas em observação de aves no Silvado

    Cidade Sustentável realiza workshop com especialistas em observação de aves no Silvado

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável em parceria com a Blue Birds, realizou nesta sexta-feira (25/11) um workshop de observação de aves para alunos do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF – Maricá), na sede da Unidade de Conservação Ambiental do Silvado.

    Antes da palestra, representantes da Blue BirdsBR, junto com os participantes, inauguraram a Trilha Interpretativa para observação de aves. No trajeto de aproximadamente 1,5 km é possível observar 116 espécies de aves que habitam a região como filipe-de-peito-riscado, gaturamo-verdadeiro, joão-de-barro, besourinho-de-bico-vermelho, caneleiro-preto, choca-de-sooretama, gavião-de-rabo-branco, entre outras espécies.

    Gestor da Área de Proteção da Serra de Maricá, Felipe Zeidan Silveira, disse que o objetivo é colocar Maricá no circuito de observação de aves. “Com as nossas unidades de conservação ajudando a proteger a biodiversidade, vamos conseguir ter várias espécies de aves para observar. O objetivo do trabalho é ter um catálogo de todas as aves que encontramos no município. Para isso, estamos iniciando esse trabalho com a inauguração de uma trilha e a construção de um observatório aqui na nossa sede”, destacou.

    Além do workshop, foi apresentado para os alunos o comedouro instalado na área externa da sede da Unidade de Conservação, que serve para alimentar os animais que habitam o local. “O comedouro existe para alimentar as aves e, principalmente, para mudar essa cultura do isolamento, porque a pessoa colocando uma banana por dia, ela atrai várias espécies como a saíra-de-sete-cores, canário, rolinha ou até mesmo papagaio”, disse Tales de Barros Pinheiro, diretor da BlueBird BR, que também atua como condutor de Unidade de Conservação do Parque Estadual da Costa do Sol.

    Workshop sobre aves

    Durante o workshop, o palestrante Daniel Melo apresentou para o público o que é a observação de aves, quais as características desse tipo de atividade, como ela acontece no Rio de Janeiro, as principais áreas e as espécies-chave que fazem com que os turistas venham conhecer o estado.

    “O Rio de Janeiro possui algumas espécies endêmicas, ou seja, que só acontecem no estado. Por exemplo, aqui temos o formigueiro-do-litoral, que só ocorre na Região dos Lagos; a saudade-de-asa-cinza, que é uma espécie que ocorre no topo das montanhas da região da Serra dos Órgãos e temos o Formigueiro-de-cabeça-negra, que ocorre em Angra dos Reis. Esses são três exemplos de espécies que se o observador quiser ter na lista, ele vai ter que vir ao Rio de Janeiro para ver”, explicou.

    A professora de Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental do IFF, Elaine Maria Farias de Carvalho, destacou a importância das aves para a natureza. “Olha o quão importante é a presença desses seres na natureza, os serviços ecossistêmicos que eles prestam porque polinizam as árvores, eles fazem um serviço ecossistêmico de reprodução das espécies, da vegetação e eu acho que o aluno de meio ambiente precisa ter essa sintonia fina mais ligada”, afirmou.

    Aluna do 2º ano do curso de Meio Ambiente do IFF, Maria Clara Hruschka, de 16 anos, alertou para o não aprisionamento das aves, como muitas pessoas costumam fazer. “Muitas pessoas gostam de aprisionar passarinhos e isso não pode ser feito. É interessante estarmos aqui no local porque podemos ver de perto como funciona o trabalho de preservação e de observação das aves. É muito bom porque vimos na prática o que aprendemos em sala de aula”, contou.

    Ao final, foi entregue o certificado de “Selo Amigo das Aves”, destinado a estabelecimentos comerciais e aos locais de visitação. O programa contempla o diagnóstico e adequação do estabelecimento com padrão internacional de qualidade ambiental comprovada cientificamente para a minimização dos impactos negativos das aves e potencialização dos impactos positivos, com estruturação para o Turismo de Observação de Aves, trazendo uma série de benefícios para os visitantes e para o meio ambiente.

    BlueBirdsBR

    A BlueBirdsBR trabalha desde 2014 com ecoturismo, como um grande instrumento de educação ambiental e transformação social, na busca de um despertar coletivo para a sustentabilidade. Por meio de experiências e expedições exclusivas em áreas naturais na região da Costa do Sol-RJ, o grupo leva turistas, empresas, escolas e agências para vivências únicas e inesquecíveis junto à natureza.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui