A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Obras, Saneamento e Urbanismo está construindo o novo Mercado do Pescador da Rasa, na Praça do Quilombo. Em uma visita técnica, ainda em 2021, a prefeitura destacou a importância da realização de uma obra que contemplasse os pescadores e a memória quilombola.
Em reunião na subprefeitura da Rasa (24), que contou com as presenças de representantes da Associação Quilombola da Rasa e do prefeito Alexandre Martins, foi apresentado o projeto, e também foram esclarecidas dúvidas sobre a execução da obra. Outro ponto importante, diz respeito à participação da Associação na preservação e gerenciamento do espaço.
“O prefeito nos mostrou o projeto e esclareceu nossas dúvidas. Podemos perceber que o mercado irá fomentar a economia local, fortalecer o turismo e valorizar a nossa cultura, pois teremos o espaço para o mesmo”, comentou o presidente da Associação Quilombola da Rasa, Adriano Gonçalves.
O novo Mercado do Pescador da Rasa é uma antiga reivindicação dos moradores, e contempla em seu projeto a construção de seis (06) boxes para o pescador tradicional da localidade comercializar seu pescado, também prevê a construção de banheiro público e mais três (03) quiosques, sendo um deles destinado à comercialização das comidas típicas quilombolas. O objetivo é que a entrada da cidade seja mais um ponto turístico, oferecendo opções tanto para moradores quanto para turistas, trazendo movimento e turismo à Praça do Quilombo, preservando a cultura e a história quilombola.
No local já existe um busto que representa uma mulher da etnia banto, esculpido à mão pelo artista local Gilmário Santana, sendo um monumento do projeto Museu a Céu Aberto da Unesco, e demarca a Rota da Escravatura em Búzios, que será preservado.
“O Mercado do Pescador vai ser de suma importância para a comunidade quilombola, vai ser um resgate da memória, valorização da cultura e geração de renda para essa comunidade tão importante para a cidade. Tudo que se produz em Armação dos Búzios em território quilombola será exposto nesse mercado municipal. Nós somos uma administração que tem responsabilidade com a memória e a salvaguarda do povo de Búzios. Esse é um projeto da cidade!”, esclareceu o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano.
No projeto, ainda estão inclusas as construções de mais dois (02) espaços destinados à população e ao turismo: o primeiro será a sede do Quilombo da Rasa (Dona Uia), um pedido de muitos anos da comunidade quilombola, e o segundo da Secretaria de Turismo. No espaço destinado à Secretaria de Turismo os guias turísticos locais poderão apresentar aos turistas passeios para a Ponta do Pai Vitório, Mangue de Pedra e as famosas trilhas da cidade.
“A ideia é trazer o movimento, é trazer o turismo para esta localidade tão importante para Armação dos Búzios. Um dos espaços será a sede Dona Uia do Quilombo, local tão sonhado e que ela tanto me pediu ainda em vida. O outro, será ocupado pela Secretaria de Turismo. Vamos formar guias de turismo da Rasa e do Quilombo. Ali nós teremos três quiosques, sendo um voltado para a culinária quilombola, além de banheiro público. Tenho certeza que a praça ficará maravilhosa e será mais um espaço de cultura, lazer e entretenimento”, explicou o prefeito Alexandre Martins.
Fontes: O Dia, G1 e Prefeitura de Armação dos Búzios