22 C
Maricá
quarta-feira, novembro 20, 2024
More
    InícioGazeta BrasilHorta Comunitária do Condado recebe visita de alunos da Escola Municipal Marisa...

    Horta Comunitária do Condado recebe visita de alunos da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva

    Data:

    Últimas Notícias

    A Horta Comunitária do Condado, espaço de cultivo da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), em parceria com a gerência de educação da Secretaria de Educação, recebeu nesta quarta-feira (30/11) cerca de 60 alunos, do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula Da Silva, de Inoã, para aprender sobre alimentos orgânicos, cultivo e colheita.

    Além do contato com as hortaliças cultivadas no local, os pequenos aprenderam como as plantas se desenvolvem e a importância delas para a saúde. A visita teve o objetivo de fazer com que as crianças vivenciem o desenvolvimento e os cuidados com as plantas.

    O coordenador de Conservação, Charles Carvalho, destacou a importância da participação das crianças na horta comunitária. “A horta atende aos moradores e quem queira visitar. Nosso objetivo é mostrar à população que é possível ter uma horta perto de casa. Aqui, as crianças podem ter contato direto com as hortaliças, mostrando um pouco da educação ambiental”, ressaltou Charles.

    A diretora, Lorimar Dornelas, ressaltou a experiência dos alunos, com idades entre 9 e 10 anos, sobre o manejo de uma horta. “Queremos que eles utilizem na horta da escola o que aprenderam aqui. As crianças têm uma certa dificuldade de aceitar alguns tipos de legumes e hortaliças, mas quando elas têm o contato direto, desde o plantio até a colheita, desperta nelas o interesse de experimentar, além de levarem para suas casas esse aprendizado”, informa Lorimar.

    Horta Comunitária

    A horta do Condado conta com plantações de diversos tipos de verduras, legumes e plantas medicinais, como alho-poró, repolho, manjericão, tomate, alface, couve, girassol, entre outros. No espaço, também é feita a compostagem que consiste na separação de folhas e mato dos outros resíduos recolhidos das casas pela equipe de conservação. Após um mês de tratamento, o resíduo está pronto para ser utilizado como adubo na horta. O espaço é frequentado por crianças de escolas municipais e também pela população que participa da plantação.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui