Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Campanha antirrábica em Itaboraí supera meta e quase 40 mil cães e gatos são vacinados

Em Itaboraí, a campanha antirrábica itinerante deste ano vacinou quase 40 mil animais, entre cães e gatos, dos meses de setembro a novembro. Esse número supera a meta estabelecida pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para o município, que era de 36.620 animais vacinados. Mas o dono que ainda não levou o animal para vacinar, ainda pode procurar a sede do DVVZ, em Quissamã.

Segundo dados do Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses (DVVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o total representa um aumento de mais de 25% em relação à vacinação realizada no ano de 2021 no município, em que foram vacinados 31.374 animais. O secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, ressaltou a importância da vacinação e os números alcançados por Itaboraí.

“Nosso objetivo é avançar cada vez mais nas campanhas de vacinação no município. A vacina antirrábica é fundamental, porque precisamos garantir aos nossos animais essa prevenção, que é sempre a melhor maneira de combater a doença. Hoje em dia, os pets viraram membros das famílias, e precisamos garantir essa convivência”, frisou o secretário.

Durante os três meses de campanha, os agentes de endemias percorreram os oito distritos de Itaboraí, com um calendário de visitas dividido em etapas e passando por 53 localidades da cidade. Ao todo, foram vacinados contra a doença 39.506 animais, sendo 32.244 cães e 7.262 gatos. O coordenador do Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses, Adriano de Paula, destacou o saldo positivo da campanha de vacinação antirrábica no município.

“Quero agradecer as equipes envolvidas, que mais uma vez realizaram um trabalho de excelência. Quando se tem empenho e vontade de que as coisas aconteçam, temos uma grande possibilidade das ações darem certo, e foi isso que aconteceu com a campanha antirrábica deste ano, ultrapassamos a meta estipulada pelo estado para o município”, disse.

Quem perdeu o dia em que a campanha esteve no bairro, pode procurar a sede do DVVZ, que fica na Rua César Xará, 666, em Quissamã. Se for menos de cinco animais de uma só vez, o dono pode levar direto no endereço do departamento para realizar a vacinação. Se for acima de cinco animais, é preciso agendar a visita na residência, pelo e-mail: dvvzitaborai@gmail.com

Podem tomar a vacina cães e gatos a partir de quatro meses. Fêmeas prenhas não devem ser vacinadas, mas as que estão amamentando podem. A vacinação é gratuita e o Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses reforça que essa é a única forma de prevenção contra a raiva, que é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, inclusive humanos.

Serviço

Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses (DVVZ)
Endereço: Rua César Xará, 666, Quissamã
Acima de cinco animais, agendamento por e-mail: dvvzitaborai@gmail.com

Sair da versão mobile